Entenda como melhorar a cultura de vendas na sua empresa

Já ouviu falar em cultura de vendas? Você sabe o que é a cultura de vendas e como fortalecer esse elemento dentro da sua empresa?

Nós sabemos que o dia a dia dos profissionais que trabalham com vendas pode ser muito estressante. Ou seja, a pressão de bater as metas, o lidar com um cliente insatisfeito e a competição entre colegas podem prejudicar o seu negócio.

Entendendo a relevância desse tema na vida dos varejistas, nós, da Casting, preparamos este artigo para te ajudar a compreender melhor esse assunto.

Ficou interessado e quer aprender a como melhorar a cultura de vendas da sua loja? Então leia esse artigo e descubra agora mesmo!

O que é a cultura de vendas?

Para manter a saúde financeira da sua empresa e garantir o sucesso do negócio, independente da área de atuação, é essencial potencializar as suas vendas. Afinal, agradar o cliente deve ser o foco de todos os processos e atividades de uma organização de sucesso.

É aí que entra a cultura de vendas como uma grande aliada nesse processo. Esse conceito se refere a um conjunto de valores e atitudes compartilhados por todos os colaboradores da empresa. Ou seja, ela é a ideia para que o seu time de vendas se resuma em algumas palavras que fortalecem a cultura da sua loja. Por exemplo, imagine que o seu negócio tenha a transparência e a inovação como pautas importantes. Elas poderão ser utilizadas para criar uma missão que estará direcionando os esforços dos vendedores para garantir o aumento das vendas.

Dessa forma, uma cultura de vendas forte é essencial para garantir o crescimento e sucesso da empresa.

Quais os benefícios em implantar essa cultura?

A instituição dessa cultura de uma forma bem-feita trará inúmeros benefícios para a sua loja, não apenas no setor comercial, mas em todas as áreas.

Nós separamos aqui alguns dos principais benefícios que você terá ao adotar essa cultura no seu negócio, são eles:

  • A potencialização das vendas;
  • O aumento da qualidade no atendimento ao cliente;
  • Maior autonomia para a equipe de vendas;
  • Relacionamento mais íntimo com os consumidores;
  • Melhor acompanhamento das métricas e estratégias comerciais;
  • Aprimoramento das habilidades de negociação e;
  • Fidelização dos clientes à sua marca.

Existem alguns lojistas que nos questionam se é possível manter um negócio funcionando sem a cultura de vendas e nós sempre respondemos da mesma forma. É até possível viver sem pensar nisso, contudo, sem ela, será impossível sobreviver em um mercado tão competitivo como o varejo por muito tempo. Afinal, a sua não implantação poderá desmotivar os seus colaboradores e, assim, aumentar a sua taxa de turnover.

Em outras palavras, se você deseja crescer, com consistência, no seu nicho de atuação, invista todos os seus recursos disponíveis para desenvolver essa cultura.

Talvez, ao ler até aqui, você queira saber: “como fazer isso da maneira correta? Não se preocupe, pois nós elencamos algumas ações que você poderá aplicar hoje mesmo na sua loja para conseguir esse resultado que é tão desejado. Então, para entender quais são essas ações, continue a leitura e descubra agora algumas dessas dicas de ouro!

Entenda quem são seus clientes

Primeiramente, é importante que você saiba quem são os seus clientes e o que eles esperam da empresa. Afinal, como vender algo sem ter clareza sobre quem comprará aquele produto? Sendo assim, realize uma pesquisa de mercado, de modo a conhecer melhor os consumidores e entender as suas dores, necessidades, expectativas, interesses e valores.

Também avalie a satisfação daquelas pessoas que consomem seus produtos e serviços, descobrindo qual a melhor forma de melhorá-la.

Contrate pessoas alinhadas ao seu propósito

Quando um empreendimento não possui uma boa cultura de vendas, isso pode gerar uma grande rotatividade de vendedores. Isso significa que o dinheiro que poderia ser utilizado para investimento de outras áreas, está sendo usado para contratar novos talentos.

Portanto, durante o processo de recrutamento, peça ajuda do RH para garantir que o candidato tenha o perfil desejado para a vaga. Lembre-se que escolher um profissional apenas por ter um bom currículo pode não ser uma boa opção atualmente. Analise não apenas as suas competências técnicas e sua experiência na área, mas também o seu comportamento e o fit cultural. Por fim, a contratação deverá ocorrer apenas quando houver o “match” entre candidato e empresa.

Crie diretrizes claras

Toda cultura é composta por um conjunto de valores e comportamentos compartilhados. Dessa forma, para melhorar a cultura de vendas na sua empresa, é essencial que você crie diretrizes claras. Ou seja, seja assertivo ao orientar ou reforçar os pilares do seu negócio. Vale ressaltar que elas devem ser bastante difundidas no ambiente de trabalho.

Estruture um conjunto de valores que reflitam a cultura de vendas e o foco no cliente. Além disso, defina comportamentos esperados dos colaboradores e deixe tudo registrado. Para garantir o sucesso da estratégia, é essencial que você espalhe essas diretrizes pela empresa, explicando a importância de cada elemento aos colaboradores.

Tire todas as dúvidas da sua equipe

Estabelecer metas claras para o time de vendas é fundamental para que ele possa trabalhar em prol dos objetivos que foram definidos. Contudo, esteja atento para evitar que haja desvios na sua comunicação. Afinal, esses desvios podem ocorrer pois cada um pode interpretar o que foi dito de uma maneira diferente.

Logo, durante a reunião onde os objetivos da equipe de vendas serão passados, reserve um tempo para tirar as dúvidas que eles possuem. Assim, eles terão clareza para atuar com o cliente e alcançarão resultados muito mais significativos para a sua loja.

Engaje os colaboradores no processo

Para que a cultura de vendas seja efetivamente implementada, é preciso contar com os colaboradores como parceiros de todo o processo. Ou seja, nesta etapa, ninguém deve ficar de fora. Portanto, descubra formas de engajá-los não apenas na definição, como também na aplicação das diretrizes dessa cultura dentro da empresa.

Para isso, você pode fazer reuniões de equipe e incentivar que todos os gestores façam o mesmo. Assim, esses encontros contribuirão para educar os seus funcionários, bem como, aproximá-los da liderança, de forma a coletar feedback e sugestões dos colaboradores. Além disso, envolva-os na tomada de decisão e descubra meios de propagar a cultura de vendas por toda a empresa. Dessa forma, será mais fácil manter a sua equipe engajada a atingir os objetivos que você desejar estabelecer para a sua loja.

Não deixe de investir em capacitação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho de um vendedor não é apenas vender. Como assim? Não se preocupe, nós vamos te explicar.

Vender é a principal atividade dos vendedores, contudo, eles possuem atividades secundárias que colaboram para que a venda ocorra mais facilmente. Por exemplo, a percepção das mudanças no hábito de consumo das pessoas ou o aprendizado de novos canais de venda como o WhatsApp e outros.

Dessa forma, você deve sempre investir em aprimorar as habilidades técnicas dos seus vendedores, assim, eles serão capazes de trazer maior resultado à sua loja.

Tenha uma cultura de feedback

No ambiente corporativo, ter a liberdade a aplicação de feedbacks que sejam construtivos é importante para que o seu time esteja se aprimorando constantemente.

Nesse sentido, crie uma cultura de feedback na sua loja para que os seus colaboradores tenham ciência dos seus pontos positivos e negativos. Além disso, permita que eles também possam se expressar o que sentem em relação ao trabalho, através, por exemplo, de uma pesquisa de satisfação interna.

Reconheça as conquistas do seu time

Muitos líderes não possuem o hábito de reconhecer as conquistas do seu time. Isso pode acontecer por ele considerar aquela conquista muito pequena ou por focar naquilo que não foi realizado. Contudo, essa atitude pode deixar a sua equipe desmotivada ou prejudicar a sua saúde, diminuindo a produtividade e aumentando o turnover da sua loja.

Portanto, busque sempre reconhecer as conquistas de cada membro do seu time e os incentive a superar os seus próprios resultados constantemente. Entenda que os seus funcionários são o maior ativo que a sua loja possui atualmente, logo, você deve cuidar de cada um deles.

Reestruture os processos

Para que uma cultura seja efetivamente implementada em uma empresa, é essencial que os processos e atividades do negócio estejam alinhadas a ela. Portanto, aproveite para mapear e avaliar cada uma das tarefas realizadas pelos colaboradores. E, a partir disso, você descobrirá quais são aquelas atividades que fazem (ou não) sentido para a sua marca.

Com esse estudo, é possível descobrir quais atividades que são necessárias para o fortalecimento da cultura de vendas, mas não estão sendo realizadas. Além disso, também é viável identificar aquelas tarefas que não agregam valor real ao produto ou serviço oferecido ao cliente. Com isso, é possível reestruturar os processos, de modo a melhorar a cultura de vendas na empresa. Logo, você deve começar a estudar essa reestruturação dos processos a partir de hoje para que esses objetivos sejam alcançados.

Conclusão

Ter uma cultura de vendas forte e bem estruturada é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, é por meio dela que você consegue atrair e reter mais clientes e, consequentemente, aumentar o volume de vendas e lucro da empresa.

Agora que você sabe como melhorar a cultura de vendas na sua empresa

Já ouviu falar em cultura de vendas? Você sabe o que é a cultura de vendas e como fortalecer esse elemento dentro da sua empresa?

Nós sabemos que o dia a dia dos profissionais que trabalham com vendas pode ser muito estressante. Ou seja, a pressão de bater as metas, o lidar com um cliente insatisfeito e a competição entre colegas podem prejudicar o seu negócio.

Entendendo a relevância desse tema na vida dos varejistas, nós, da Casting, preparamos este artigo para te ajudar a compreender melhor esse assunto.

Ficou interessado e quer aprender a como melhorar a cultura de vendas da sua loja? Então leia esse artigo e descubra agora mesmo!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria