Análise de indicadores para uma gestão assertiva

Para o sucesso do seu negócio é preciso ter uma gestão assertiva. Crie as suas estratégias através da análise de indicadores de venda e obtenha grandes resultados.

Gerir o seu negócio com estratégias eficientes é uma das chaves para o sucesso nas vendas. Sabe como analisar os indicadores de forma assertiva?

Primeiro, é importante referir que para analisar os indicadores de vendas é necessário analisar muito mais do que apenas as taxas de conversão das suas vendas. Ou seja, é importante que esteja atualizado sobre todas as ações que vão impulsionar a sua equipa a alcançar os objetivos propostos e não apenas o volume de vendas. Por isso, a análise de indicadores vai muito além de observar os resultados.

É importante, também, referir que não deve desperdiçar tempo a analisar todos os dados diariamente. Este hábito consome muito tempo e não acrescenta valor para o resultado necessário. Por isso é importante identificar e analisar quais são os indicadores importantes para o seu negócio, os chamados de KPIs( Key Performance Indicator).

KPI

Sabe o que são os KPIs? São, basicamente, os indicadores utilizados para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da sua empresa. Por isso é fundamental que defina os KPIs da sua empresa, selecionando aqueles que influenciam diretamente os objetivos previamente definidos.

Podemos selecionar, por exemplo, os indicadores referentes aos leads gerados ou qualificados. Podemos, também, fazer a análise dos indicadores do clico de venda ou da taxa de conversão. Estes são alguns exemplos de KPIs que poderão ser identificados para análise e que poderão ajudar a alavancar as vendas da sua empresa.

Contudo, sabe porque é tão importante analisar os indicadores e utilizar essa informação para uma gestão assertiva? Continue a ler este artigo para descobrir como.

A importância da análise de indicadores

Uma empresa que organiza suas finanças e realiza os investimentos mais lucrativos, está preparada para tomar decisões de forma estratégica e planeada, não correndo o risco de tomar decisões precipitadas e ou imprudentes.

Porém, para isso, é decisivo realizar uma correta análise dos indicadores para que se tomem as melhores decisões, e assim ajudar a sua empresa a crescer e a conquistar a tão desejada gestão assertiva e, consequentemente, o sucesso.

Ou seja, se a sua empresa precisa de corrigir ineficiências e introduzir melhorias, mas não sabe quais as áreas que deve intervir, começar pela análise dos indicadores poderá ser a forma mais rápida e eficaz para identificar as áreas que necessitam de intervenção.

Com a análise dos indicadores poderá criar estratégias mais eficientes e passar para um nível de gestão mais profissional, que é mais do que definir objetivos ou ter uma equipa de vendas bem organizada. Estas são peças fundamentais para alavancar as suas vendas e obter os resultados esperados.

Fazendo uma analogia com uma situação doméstica, vai às compras ao supermercado sem primeiro verificar quais os produtos que estão em falta na sua despensa? Funciona do mesmo modo com a análise dos indicadores, em que a sua análise permitirá uma melhor assertividade e agilidade na tomada de decisão possibilitando a definição de objetivos e corrigir ineficiências de forma mais estratégica.

Algumas pessoas têm em mente que uma empresa bem-sucedida é uma empresa que apresenta bons resultados financeiros, bons investimentos e que integra muitos funcionários. Mas esta mentalidade esta ultrapassada, não sendo indicadores que garantam a sustentabilidade da empresa. Ou seja, hoje sabemos que não são apenas os números financeiros básicos que determinam o que é uma empresa de sucesso, todas as outras áreas são relevantes e precisam também de serem analisadas.

Qual é a sua estratégia de vendas se não está atento aos seus clientes? Poderá até conseguir volume de vendas, mas garantidamente que o seu negócio estará mais vulnerável e consequentemente mais suscetível a reclamações, perdendo a capacidade de construir relações duradouras com os seus clientes.

Contudo, se utilizar a informação que obtém, através da analise dos indicadores, para tomar as decisões certas nos momentos certos irá alcançar bons resultados em todas as áreas da sua empresa.

Conquistando uma gestão assertiva

Um piloto de avião precisa de saber, estar consciente e atento sobre a rota que vai utilizar para fazer um voo bem-sucedido? Ter uma gestão assertiva com a sua equipa de vendas requer ter uma liderança clara, criar estratégias eficientes e apoiar a equipa para o cumprimento dos objetivos propostos. Mas para isso, é fulcral que a sua empresa realize uma correta análise dos indicadores para tomar as melhores decisões. Caso contrário, será uma empresa sem rumo e vulnerável a vários riscos.

Para que a gestão da sua empresa seja assertiva é necessário monitorizar todas as operações que estão a ocorrer na sua empresa e com a sua equipa de vendas. A análise da performance do vendedor também é importante para a gestão do negócio. Ou seja, ficar atento e acompanhar a evolução da empresa e da sua equipa de vendas é essencial para o sucesso.

Imagine um gestor que não conhece a sua equipa e que não está atualizado sobre os seus indicadores, como poderá ser um bom líder? Por exemplo, a equipa pode estar com dúvidas num determinado produto ou existirem conflitos internos que poderão impactar negativamente o volume de vendas. Se o gestor não estiver atento e atualizado sobre como ocorre a dinâmica das vendas poderá colocar em risco todo o negócio, pois não detém toda a informação necessária para realizar as correções necessárias.

Uma boa análise de indicadores evita danos e riscos futuros e introduz melhorias no presente, conquistando uma gestão mais assertiva.

Use a tecnologia em seu benefício

Por mais capacitado e bem-preparado que esteja para assumir uma equipa de vendas, imprevistos podem acontecer. Cúmulo de trabalho, reuniões constantes e a pressão do dia a dia podem conduzir a que não consiga analisar adequadamente cada um dos indicadores de sua equipa.

Como consequência, isso poderá levar a um desalinhamento com os objetivos e impedir que a sua equipa defina a estratégia correta para aumentar o volume de vendas.

Por isso, a tecnologia é o aliado perfeito para o apoiar e facilitar a sua gestão diária. Já imaginou existir uma plataforma que lhe permite acompanhar e controlar todos os indicadores dos seus vendedores? A plataforma da Casting é a solução, pois permite que tenha na palma da sua mão a possibilidade de analisar e controlar os indicadores que precisa para realizar uma gestão de performance mais assertiva.

É uma solução tecnológica prática de usar e que reúne várias funcionalidades, que vão facilitar a sua gestão diária. Ou seja, utilizando a Solução Casting poderá fazer a gestão total das vendas com a sua equipa, em qualquer lugar e a qualquer hora. A plataforma da Casting é composta por Gestão de Indicadores, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas e Motivação de Pessoas.

Tudo o que um gestor precisa é de agilidade e flexibilidade para gerir o seu dia de trabalho. Por isso esta plataforma é a solução que precisa para o seu desenvolvimento e da sua equipa. Conheça hoje mesmo a Solução Casting, indispensável para uma gestão assertiva.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria