Entenda como fazer um follow-up de vendas impecável!

O follow-up de vendas é uma peça muito importante para que a sua loja possa converter os leads em clientes. Nesse sentido, investir nele ajudará muito a aumentar o retorno do investimento feito em marketing. Afinal, essa prática ajuda a transformar interessados em clientes e, assim, você poderá obter o maior número de conversões e de vendas.

Porém, muitos lojistas têm dificuldade em realizar esse processo sem parecer inconveniente, ou seja, ao tentar se aproximar do cliente, acabam afastando ele. Não é isso que você deseja, certo?

Portanto, visando sanar essa dificuldade, nós, da Casting, criamos este artigo com o intuito de te ajudar com este problema. Afinal, como fazer um follow-up de vendas impecável?

A seguir, entenda mais sobre o tema!

Transformando leads em clientes reais

Você já ouviu falar em follow-up de vendas? Essa prática pode aumentar muito o sucesso dos contatos com os seus prospects, ajudando a envolvê-los e fazendo com que eles realmente se tornem seus clientes. Mas, antes de tudo, você sabe quem realmente é o seu cliente?

Todo relacionamento entre uma loja e o seu cliente depende do quanto você conhece a sua persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal. Por ignorar esse fato, alguns vendedores podem ficar um pouco perdidos e sem saber como realizar um bom follow-up. Ou então, outros até mesmo perdem a linha e acabam afastando o cliente por pressioná-lo demais durante esses contatos, ou seja, sendo considerados chatos. Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga fazer um follow-up de qualidade e manter o seu cliente por perto de forma mais orgânica. Confira!

O que é follow-up e quais são as suas fases?

Conforme citamos anteriormente, o follow-up é o acompanhamento feito com o cliente pelo vendedor. É esse contato que fará com que o prospect avance no funil de vendas e chegue até a etapa que mais desejamos: fechar o negócio!

Ele pode ser dividido em três fases e, realizando cada uma delas com muita dedicação, o seu follow-up de vendas será irresistível. Acompanhe com a gente.

Pré-venda

Em primeiro lugar, os vendedores fazem uma pesquisa e abordam os clientes em potencial. Lembre-se que você só deve abordar quando estiver com informações importantes que ajudam a engajar e a concretizar a venda. É muito comum em empresas que têm uma boa lista de leads e procuram qualificá-la. Assim, as chances de a venda ser concretizada é maior do que abordar as pessoas antes de analisar seus prospect. Dessa forma, você evita perder tempo tentando vender para pessoas que dificilmente vão ter interesse no produto ou serviço.

Durante a venda

Em segundo lugar, o follow-up durante a venda é extremamente importante. Quando o vendedor passa a proposta, mas não recebe nenhum retorno, é interessante entrar em contato para confirmar se o e-mail foi recebido e se dispor a esclarecer as dúvidas que surgirem.

Porém, antes mesmo de passar a proposta, você deve questionar o seu cliente, de forma educada, sobre qual o melhor meio de comunicação para ele. Ou seja, se você enviar a proposta para o WhatsApp e o cliente disser que o melhor canal é o e-mail, haverá um retrabalho.

Portanto, busque questionar o cliente sobre o melhor meio de comunicação para falar com ele, assim, você evitará afastá-lo.

Pós-venda

Em terceiro lugar, trabalhar o pós-venda. Essa fase é essencial para fidelizar o cliente, que vai se sentir respeitado e saber que pode contar com a marca caso ocorra qualquer problema ou caso tenha dúvidas, estabelecendo assim uma relação de confiança.

Aproveite o pós-venda para criar um laço ainda mais forte com o seu cliente. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, dar um desconto para os clientes que compram sempre pode ser uma boa opção. Assim, você poderá fazer com que ele faça compra recorrentes e ainda indicar a sua loja para outras pessoas.

Como fazer um follow-up eficiente?

Agora que você já entendeu quais são as fases de um follow-up de vendas, nós separamos algumas dicas sobre a aplicação dele. Com essas dicas, você vai conseguir fazer um follow-up que ajude na concretização de vários contratos e vendas. Confira agora essas dicas de sucesso.

1- Se adeque a agenda do cliente

Muitas vezes, a agenda do cliente pode ser muito agitada, portanto, busque se encaixar nela de forma sútil. Por exemplo, utilize o canal que ele forneceu durante a pré-venda para enviar a proposta. Em seguida, pergunte se é possível conversar com ele por telefone ou vídeo chamada. Lembre-se que utilizar a tecnologia para criar um contato mais próximo é importante para tirar as dúvidas dele sobre o seu produto.

2- Mantenha a comunicação do time de vendas alinhada

Dos inúmeros fatores que podem atrapalhar a concretização de uma venda, do que o cliente ter que repetir algo que ele já tenha dito. Afinal, por ser um mercado com muita rotatividade, pode acontecer de um novo vendedor precisar assumir a negociação no “meio do caminho”.

Portanto, busque manter a comunicação do time de vendas alinhada. Ela é fundamental para que o follow-up de vendas possa ocorrer de forma tranquila e a venda seja realizada com sucesso.

3- Gere valor ao seu cliente

Para que o follow-up de venda seja um sucesso, tenha em mente o que você pode fazer pelo cliente, como agregar valor a ele. Ou seja, se o cliente está em busca de uma roupa para trabalhar em um ambiente mais formal, mostre a ele como fazer isso!

Através do seu branding, mostre como a sua loja pode ajudá-lo a resolver o problema que ele está enfrentando. Além disso, utilize essa estratégia durante todas as fases do seu follow-up de vendas, isso fará com que ele pense na sua marca constantemente. Assim, as chances de ele fechar negócio com você serão muito maiores.

4- Utilize um CRM

Um software com CRM vai dar a você um controle maior do funil de vendas, ajudando a acompanhar os contatos com os clientes. Além disso, ele te ajudará mantendo os dados das negociações anteriores organizados. Vendedores que usam um sistema CRM conseguem vender mais justamente porque têm um acompanhamento melhor do cliente.

Outra vantagem do CRM (Costumer Relationship Management) é que você pode programar o follow-up de acordo com a necessidade da sua loja. Alguns lojistas programar o seu follow-up de vendas a cada 1 semana, outros duas e assim por diante.

5- Seja amigável

A pior atitude na hora de fazer o follow-up é pressionar o cliente, isso faz com que ele desista mais rápido. Pense bem, você gostaria de ter alguém “empurrando” algum produto para você? Provavelmente não, pois saiba que o seu cliente também não deseja isso.

Mas é importante ter certa persistência para fazer com que ele feche negócio com você. Mostre-se disponível, tenha cuidado com o tom de voz, seja proativo e fique atento à frequência dos contatos. Da mesma forma, busque sempre finalizar o contato marcando uma próxima data para conversar novamente com ele até que seja possível concretizar a venda.

6- Seja intencional a cada contato

Tenha em mente que cada contato seu com o cliente tem uma meta a ser alcançada. Você é responsável por fazer o cliente percorrer todo o processo da jornada de compra até realizar a venda.

Nesse sentido, seja intencional em cada ligação, e-mail, reunião por vídeo chamada ou qualquer outro meio que você irá contatá-lo. Tenha um objetivo para alcançar com aquele contato, seja esclarecer uma dúvida ou explicar mais detalhes do produto. Por outro lado, faça isso de uma maneira descontraída, para que a venda ocorra de forma natural.

7- Mantenha os clientes informados

Entre as ligações, é interessante mandar um WhatsApp ou e-mail para manter a conexão com o cliente. Procure enviar conteúdo que sejam interessantes e informações que possam reforçar o follow-up e fortalecer o relacionamento. Lembre-se que é necessário equilibrar a quantidade de contatos que serão feitos, para evitar enviar se tornar inconveniente e nem o deixar esfriar.

Envie para ele novidades da sua loja como promoções, descontos, condições diferenciadas de pagamento ou uma característica inovadora do seu produto ou serviço. Esses fatores, além de oferecer vantagens especiais ao cliente, também são bons ganchos para a manutenção do contato. Com essas dicas, você vai conseguir realizar um follow-up de vendas impecável e fazer com que os clientes se tornem consumidores fiéis da marca. O marketing boca-a-boca é conhecido por ser a melhor forma de se fazer marketing, contudo, para alcançar isso, você deve conquistar a confiança do cliente.

O relacionamento construído por meio dessa prática faz com que essas pessoas sempre voltem a procurar você quando tiverem dúvidas e precisarem fazer novas compras. Além disso, ele poderá indicar a sua loja para outras pessoas do convívio dele e, assim, você não terá somente clientes, terá promotores de marca.

Conclusão

Agora que aprendeu tudo sobre como fazer um follow-up de vendas impecável, coloque essas dicas em prática a partir de agora!

A Casting nasceu com o objetivo de transformar a vida de varejistas em todo Brasil e até no exterior. Assim, nós compartilhamos a nossa experiência para fazer com que a sua loja cresça no seu nicho de atuação.

Portanto, se você gostou desse artigo, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades desse universo.

Aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e no Linkedin para receber mais informações que vão ajudar nas suas vendas!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria