Qual a importância de medir a satisfação do cliente?

A satisfação do cliente é um dos índices mais importantes para um lojista. Nesse artigo vamos te contar o motivo e te dar dicas de como investir nesse índice.

Acompanhar os resultados da sua loja é de extrema importância para melhorar suas estratégias de vendas. Inclusive, ter indicadores para mensurar esses resultados tornam a gestão de desempenho mais fácil e clara.

Certamente, uma gestão feita de maneira eficiente torna sua loja mais rentável e oferece vantagem competitiva frente ao mercado. Até porque o mercado é voraz e a concorrência todos os dias busca formas de se destacar e atrair a atenção dos clientes.

Dessa forma, quanto melhor você conhece o seu negócio e mais dados possui dos resultados que ele produz, melhores chances tem de atrair e fidelizar clientes.

Para isso, construir indicadores que forneçam dados consistentes a respeito do seu negócio, não é só importante. É primordial.

Dentre os indicadores necessários do varejo que precisam fazer parte da rotina de um lojista, está a satisfação do cliente. E veja só, esse indicador não é importante apenas para que você saiba o quanto seu cliente se identifica com sua marca e produtos.

A satisfação do cliente gera uma série de informações que podem nortear a tomada de decisão do seu negócio. Quer saber mais sobre a importância desse índice? Acompanhe esse artigo e ainda receba algumas dicas de ouro para melhorar a relação do seu cliente, com a sua marca.

Mas afinal, satisfação pra quê?

Entender a relação do cliente com a sua marca, e o nível de satisfação dele com a sua loja evita uma série de prejuízos para o seu negócio.

E esses prejuízos vão desde os financeiros, até a perda de credibilidade no mercado. Principalmente dada a alta competitividade do mercado varejista, que atende diretamente ao consumidor final.

Sobretudo porque os hábitos de consumo dos clientes passaram por grandes mudanças nos últimos anos. As pessoas buscam qualidade no produto, mas compram de marcas que sinalizam respeito às relações de consumo e responsabilidade social e ambiental.

Sendo assim, estar atento à forma como os clientes enxergam sua marca, sua loja, seus vendedores e seus produtos é essencial para garantir a competitividade no mercado.

Além disso, o nível de satisfação do cliente aponta as oportunidades de melhoria na sua loja, seja na forma como ela se comunica com o cliente, seja na oferta de produtos que atendam às necessidades dele.

Em suma, medir e investir na satisfação do seu cliente garante que você irá proporcionar a ele uma jornada de compra baseada em experiências positivas. Essas experiências permitirão a fidelização desse cliente, o fortalecimento da sua marca e a melhoria do desempenho de vendas da sua loja.

Mas afinal, como garantir a satisfação do cliente?

A verdade é que um cliente satisfeito se torna defensor da sua marca, indicando sua loja e seus produtos a outros clientes.

Essa satisfação está ligada a diversos aspectos na jornada de compra do cliente.

1- Prepare o melhor atendimento

Ter uma equipe capacitada para oferecer o melhor atendimento para seu cliente é um dos fatores primordiais na satisfação do cliente. Dessa forma, invista na capacitação dos seus vendedores.

Em resumo, o melhor atendimento é aquele que é realizado buscando atender a necessidade cliente de forma empática e humanizada.

Existem diversas formas de realizar treinamentos eficientes e acompanhar o desempenho do seu time de vendas. Uma das formas de fazer isso é através de plataformas que oferecem uma versão móbile e podem ser acessadas através do celular.

Inclusive, você já conhece a Solução Casting? Ela é uma ferramenta de gestão de desempenho de vendas que possui módulos voltados para a capacitação do seu time. Além disso, permite que você faça o acompanhamento de desempenho da sua loja, de forma simples, fácil e na tela do seu celular.

Para conhecer a Solução Casting, entre em contato com nossa equipe e entenda como implementar com sucesso a jornada do cliente em seu estabelecimento.

2- Atenção ao foco do cliente

Certamente você já ouviu falar da importância de ter foco no seu cliente. E isso, contribuiu muito para que a relação do mercado com o consumidor passasse por grandes mudanças.

No entanto, outra coisa também mudou: o foco que seu negócio precisa.

Nas novas relações de consumo, o foco do cliente é que de fato importa. Ter foco no cliente é pensar em quanto lucro é possível ter a partir dos hábitos de consumo do seu cliente.

Por outro lado, ter o foco do cliente é se preocupar em enxergar sua loja como o cliente enxerga. Ou seja, sua preocupação passa a ser oferecer para esse cliente uma jornada de compras incrível.

Essa mudança de foco é um fator determinante para aumentar os índices de satisfação do cliente, colocando sua loja na rota do sucesso.

3- Peça feedback

Entender as necessidades do seu cliente, o que o agrada e o que desagrada só é possível se você perguntar.

Dessa forma, ofereça ao seu cliente canais em ele possa fornecer um feedback sobre sua experiência de compra com sua loja.

Realizar uma pesquisa de satisfação do cliente possibilita um entendimento mais claro de como foi sua jornada de compra. É possível através de um feedback colher informações importantes que te proporcionarão valiosos insights para seu negócio.

Entretanto, é preciso estar preparado para as insatisfações do cliente. Tenha em mente que a reclamação do cliente é uma oportunidade de melhorar seus produtos e serviços e aumentar sua competitividade no varejo.

4- Gere valor para seu produto

Estar em contato direto com o cliente, como acontece no setor varejista, obriga os lojistas a inovarem e se reinventarem todos os dias.

Isso porque os clientes sabem as infinitas possibilidades que tem e com isso, tendem a ser fiéis às marcas que conseguem gerar algum tipo de valor para seus produtos.

Dessa forma, é preciso você esteja atento a geração de valor de seus produtos. Sendo assim, se empenhe em demonstrar para seus clientes os benefícios que seus produtos tem a oferecer.

Tenha em mente que você determina o preço, mas é o cliente que vai dizer o valor que há por trás do seu produto. No entanto, isso só é possível se sua loja promover os benefícios e soluções que seu produto oferece.

Concluindo

A satisfação do cliente é primordial para garantir um relacionamento sólido entre ele e sua marca.

Dessa forma, medir e investir nessa satisfação precisa ser uma tarefa contínua na gestão do seu negócio.

Quanto maior o nível de satisfação do seu cliente, melhor o desempenho de vendas da sua loja, maior fidelização do cliente, maiores lucros, maior crescimento. É como uma cadeia de resultados que tendem a levar seu negócio a patamares mais altos.

Agora que você já sabe a importância dessa satisfação, que tal saber como um atendimento de excelência pode ajudar na fidelização dos seus clientes? Então dá uma olhadinha aqui nesse artigo e saiba mais sobre isso.

E se você ainda não assinou nossa newsletter, não perca tempo! Toda semana tem conteúdos fantásticos aqui no blog e você pode receber em primeira mão, diretamente em sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a Casting nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas e novidades que rolam pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria