Quer vender bem no início do ano? Nós temos as dicas!

 O início do ano é desafiador para as vendas no varejo. Mas não precisa ser um tormento para sua loja. Acompanhe nesse artigo algumas dicas práticas para impulsionar os resultados e vender bem nesse período do ano.

As vendas de final de ano são sempre bastante promissoras no varejo. O movimento nas lojas e o resultado das vendas, tendem a consumir o estoque.

No entanto, após as festividades de Natal e Ano Novo, o lojista se vê diante de um grande desafio: impulsionar os resultados e vender bem no início do ano. Afinal, os primeiros meses do ano são conhecidos pelas baixas vendas em todo o mercado.

Nesse período os clientes tendem a aproveitar as férias ou reorganizar suas finanças. E isso acaba por impactar o resultado no varejo.

No entanto, é possível reverter essa situação com algumas ações práticas.

Quer saber como? Nós trouxemos algumas dicas para você. Acompanhe com a gente o artigo!

Comece reorganizando seu negócio

Passada a correria do final do ano, é muito comum que o tempo não tenha permitido o acompanhamento adequado de cada dado da sua loja.

Além disso, é hora de verificar como foram os resultados e se preparar para as próximas vendas.

Nesse momento, contar com a tecnologia faz uma grande diferença. Através de um software de gestão de desempenho, é possível avaliar os resultados e até preparar sua equipe para os próximos atendimentos. A tecnologia pode te ajudar a vender mais em qualquer época do ano.

Sendo assim, nossa dica é que você conheça a Solução Casting.

Com a Solução Casting você pode realizar a gestão de todo o processo de vendas de sua loja, acompanhando desde o estoque à jornada do seu cliente. Além de possuir módulos voltados para treinamentos e desenvolvimento de habilidades essenciais para sua equipe de vendas.

E o melhor, é que a Solução Casting está disponível em versão móbile, totalmente intuitiva e de fácil acesso.

Quer saber mais sobre ela? Então aproveite para entrar em contato com nossa equipe e solicitar todos os detalhes dessa tecnologia.

Olhe para trás

Cada situação relacionada ao negócio, gera uma série de aprendizados.

Portanto, uma das primeiras dicas que temos para você é: olhe para as experiências vividas nos meses anteriores. Relembre cada um dos momentos que seu negócio viveu: os períodos de alta e os de baixa.

Em cada um desses momentos analise as decisões que você tomou e que impactaram o resultado de vendas da sua loja. Você perceberá que é possível repetir alguns planos e que outros devem ser evitados.

Claro que o mercado é sensível a mudanças e pode ser que alguma ação tomada no ano anterior não faça mais sentido no cenário atual. Mas isso não impede que seja uma inspiração para ações que podem ter impacto positivo na atração de clientes, aumentando o desempenho da equipe e contribuindo para ela vender mais nesses período.

Conheça seus clientes

A melhor forma de saber aquilo que atrai seus clientes é conhecendo-os.

Portanto, se empenhe em saber quem são seus clientes, quais produtos eles gostam e como se comportam diante de promoções e bonificações.

Para isso, vale conversar com seus vendedores. Afinal, são eles que prestam atendimento e acabam construindo vínculos com os clientes fixos da sua loja.

Além disso, entender como o cliente foi atendido, do que ele gosta e quais são seus anseios, o ajudará a planejar quais treinamentos oferecer para sua equipe.

Todas essas informações te ajudarão a traçar a melhor estratégia para alavancar suas vendas no início do ano.

Desenvolva campanhas promocionais

É muito comum que no início do ano as lojas promovam descontos bastante expressivos. Em suma, essa é uma forma de atrair novos clientes e aumentar o movimento nas lojas.

Invista, portanto, no visual da sua loja e no cuidado da sua vitrine. Pense com cuidado quais produtos podem ser colocados em liquidação e pratique preços atrativos para seu cliente.

Uma possibilidade atrativa, só para exemplificar, são os produtos com desconto progressivo, conforme o cliente adquire maior número desses itens. Outra opção são os do tipo leve dois e pague um.

Além disso, uma excelente forma de atrair novos clientes nesse período, são as campanhas de indicação. Você pode incentivar seus clientes a indicarem novos clientes oferecendo vantagens como brindes, descontos e bonificações.

Invista em omnichannel

Uma das maiores vantagens que você pode oferecer para seus clientes é a escolha de melhor canal de comprar.

Sendo assim, invista no omnichannel e disponibilize diferentes canais de comunicação e vendas para seus clientes. Essa é uma estratégia que cria uma experiência do cliente com a marca de forma unificada.

Tenha em mente, que nesse período de início de ano, é comum que os clientes estejam de férias ou até viajando. Dessa forma, o omnichannel permite que você se mantenha próximo aos seus clientes, mesmo que eles não visitem sua loja física. É uma excelente alternativa para vender, mesmo para quem está longe.

Reative clientes antigos

É possível que alguns clientes se afastem do seu estabelecimento em alguns períodos.

No entanto, é preciso ter em mente que todo cliente é essencial para seu negócio. Dessa forma, confira sua base de clientes. Ter novos clientes é fantástico, mas é preciso tratar com cuidado aqueles que são consumidores dos seus produtos há mais tempo.

Fidelizar sua carteira de clientes é primordial para garantir resultados em vendas durante todo o ano.

Sendo assim, faça contato, ofereça novos produtos, pense em oportunidades de trazer esse cliente à loja e vender experiências a ele.

Mantenha a motivação da sua equipe

Sua equipe de vendas é a principal responsável pelo atendimento cativante.

No entanto, é comum que nesse período seus vendedores estejam desanimados e até cansados da correria de final de ano.

Sendo assim, investir na motivação e satisfação dos seus vendedores, faz toda a diferença para o atendimento do seu cliente. Esse é o momento de verificar a necessidade de férias, de treinamentos e readequação da equipe.

Certamente, quanto mais satisfeita sua equipe de vendedores estiver com o trabalho, quanto mais preparados para o atendimento aos clientes, melhores serão seus resultados em atrair e fidelizar a clientela.

Invista no Marketing da sua loja

Uma excelente alternativa para driblar as baixas vendas de início de ano é através do investimento em Marketing.

Investir nas redes sociais e em outras estratégias de marketing é uma excelente estratégia para atrais novos clientes e até reativar os que você já tem.

Faça postagens de produtos e promoções no Facebook ou no Instagram. Essas são redes sociais que aproximam seus clientes do seu negócio.

Mas não se atenha ao Facebook ou Instagram. É possível usar o whatsapp para entrar em contato com os clientes já cadastrados. Aproveite esse canal para enviar promoções e até realizar pequenas pesquisas que facilitem a coleta de informações que possam direcionar suas ações.

Concluindo

Ter estratégias que impulsionem as vendas no início do ano é primordial para garantir estabilidade na sua loja.

No entanto, as dicas acima não servem somente para esse período do ano. É possível aplicar cada uma delas ao longo dos doze meses e garantir que seu time tenha sempre sucesso.

Inclusive, contar com um time campeão de vendas inclui ter estratégias que preparem esse time para oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes.

E aí? Gostou dessas dicas para vender? Que tal ficar por dentro de todas novidades que a Casting tem pra você? Aproveite para assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos fantásticos por aqui e você recebe diretamente em sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a Casting nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas que rolam pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria