O que é o Ciclo de Deming e qual a sua importância?

Já ouviu falar no Ciclo de Deming? O sonho de todo lojista é aumentar as suas vendas, ter muitos clientes “fãs” da marca e uma lista de prospects que podem comprar dele.

Se este também é o seu sonho, não se preocupe, porquê a Casting preparou este conteúdo para que você entenda tudo sobre esse tema. Então, leia este artigo até o final para entender como o Ciclo de Deming é fundamental para aumentar as vendas da sua loja.

O que é o Ciclo de Deming?

O Ciclo de Deming, conhecido também como PDCA, é um método muito utilizado pelos profissionais que atuam em RH para gerir os processos produtivos.

O intuito do PDCA é estabelecer um controle eficiente das atividades realizada pelos funcionários. Além disso, ele também ajuda a padronizar as ações e reduzir os erros que podem ocorrer por parte da gestão. Baseado em inúmeros conceitos da Administração, esse ciclo foi criado para ser aplicado em qualquer lugar e por qualquer empreendedor.

Essa ferramenta empresarial trouxe tantas mudanças positivas no mercado do varejo que acabou se tornando popular. Ao realizar este ciclo continuamente, você notará um aperfeiçoamento nos processos da sua loja. Ou seja, o PDCA é capaz de simplificar a maneira como você irá gerir a sua loja e promover as suas estratégias.

Como funciona o PDCA?

O principal objetivo desse método é contribuir com a tomada de decisões de cada um dos funcionários, ou seja, desde os vendedores até os líderes.

Dessa forma, as chances de ocorrerem erros durante o processo diminuem drasticamente e, ao mesmo tempo, a competitividade da loja cresce. Porém, o que significa essa metodologia chamada PDCA? Acompanhe com a gente agora mesmo!

  • Planejar (Plan) – Essa primeira letra tem como intuito, estabelecer a missão, a visão, metas e processos que são necessários para atingir os resultados;
  • Executar (Do) – Cumprir as atividades que foram incumbidas a fim de seguir o planejamento;
  • Controlar (Check) – Aqui, você deve criar formas para avaliar os resultados atingidos de tempos em tempos. Da mesma forma, você precisa analisar os KPIs e resultados alcançados para entender se a estratégia realizada no planejamento foi efetiva ou não;
  • Agir (Act) – Por fim, porém, não menos importante, é hora de fazer as correções necessárias. Logo depois de entender tudo o que aconteceu até a etapa check do ciclo, você deve realizar melhorias nas ações que não performaram tão bem. Ou seja, é nesta etapa que o vendedor precisa rever as suas estratégias para alcançar as metas de vendas.

Porque utilizar o Ciclo de Deming na sua loja?

Devido as inúmeras transformações que vêm acontecendo no mundo, em especial, o avanço tecnológico, muitas áreas estão se beneficiando. Contudo, esse fator exige que todo o mercado varejista realize mudanças constantemente, assim, esses negócios crescerão.

Em uma realidade onde as tendências vêm e vão com muita rapidez, o Ciclo de Deming é uma ótima opção para impulsionar a sua loja. Desde pequenas ações ou até grandes mudanças no seu negócio, essa metodologia traz um melhor aproveitamento de recursos e otimiza os processos. Ou seja, ele torna a sua loja mais rentável e o processo mais produtivo.

Por poder ser aplicado de diversas formas, o Ciclo de Deming é considerado uma metodologia que revolucionou o varejo. Nesse sentido, ele é uma ferramenta global utilizada na execução de diversos serviços. Logo, se você busca por uma solução para gerir melhor a sua loja e aumentar as suas vendas, o PDCA é perfeito para você!

Quais benefícios o Ciclo de Deming oferece?

O Ciclo de Deming é uma estratégia de gestão que poderá ocasionar no aumento de vendas dos seus produtos. Ou seja, ele não é uma estratégia de vendas em si, ele tem a função de estruturar a gestão da sua loja para que você fechar mais negócios com os seus clientes.

Vamos demonstrar agora 4 benefícios que o PDCA pode trazer ao ser aplicado na sua loja, confira!

1- Melhora a realização de treinamentos

Para trazer melhores resultados nos treinamentos, cada ação da gestão precisa estar de acordo com os objetivos da loja. Além disso, o treinamento deve ter um conteúdo capaz de engajar os seus funcionários.

Ao aplicar o Ciclo de Deming, você consegue identificar quais são os gargalos de cada departamento e relacionar eles com as metas da loja. Além disso, a prática repetida deste ciclo ajuda a identificar o estágio de conhecimento do seu time de vendas. Ao mesmo tempo, é possível verificar a capacidade que o conteúdo tem de engajar os vendedores e fazê-los aprender algo novo constantemente.

2- Otimiza o tempo das equipes

Analisando constantemente os processos com o Ciclo de Deming, você pode identificar os “gaps” que desperdiçam o tempo. Assim, você pode criar novas soluções e ferramentas para melhorar a realização do trabalho dos seus vendedores.

Dessa forma, a sua equipe se torna mais engajada em atingir os objetivos estabelecidos por você.

3- Traz maior engajamento ao time

Com todo o impacto positivo na cadeia produtiva da loja, os seus funcionários ficam mais motivados a cumprir os objetivos estabelecidos. Afinal, com o processo se tornando mais simples, eles conseguem “rampear” mais as vendas.

Além disso, eles também comecem a entender o quão importante são para a sua loja e criam um sentimento de pertencimento.

4- Melhora na liderança

Os gestores conseguem realizar um trabalho mais eficiente quando tem uma visão mais ampla do processo da loja e conseguem identificar os seus “gaps”. Ou seja, eles conseguem compreender melhor como o serviço realizar e direcionar melhor os seus funcionários.

Assim, ele é capaz de desenvolver cada um dos seus colaboradores nas suas respectivas necessidades e cria um clima organizacional agradável.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre o Ciclo de Deming, ponha essa metodologia em prática hoje mesmo!

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado varejista.

O objetivo é da Casting é transformar o varejo através da capacitação dos empresários deste ramo, levando-os a realizar seus sonhos.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria