Afinal, qual é a importância do desenvolvimento de liderança? Veja aqui!

Entenda a importância do desenvolvimento de liderança e aprenda como fazer isso da melhor maneira!

Como você quer que os líderes da sua loja se comportem? Ou até mesmo, qual tipo de líder você gostaria de ser?

Para ter bons resultados em um empreendimento, diversos aspectos devem ser considerados. Um deles é a escolha dos gestores, e o desenvolvimento de liderança. Isso é imprescindível para manter a loja produtiva.

Sendo assim, os líderes são os profissionais que assumem riscos e sabem delegar tarefas. Ou seja, eles ajudam no crescimento individual e coletivo e lidam com muitas outras demandas diárias.

Nesse sentido, um bom líder é fundamental na gestão de lojas, uma vez que há uma visão sistêmica dos processos. Também é importante pois ele terá conhecimento sobre o trabalho integrado e outras qualificações.

A capacidade de lidar com mudanças é essencial. Além disso, colocar em prática os valores do empreendimento e desenvolver ao máximo as competências da equipe são algumas das atribuições das lideranças.

Desse modo, entenda a relevância de desenvolver bons líderes e como isso afeta a produtividade da loja, além de descobrir as vantagens de treinar lideranças. Continue a leitura.

Qual a importância do desenvolvimento de liderança?

Lojas que têm à frente líderes bem treinados tendem a expressar um índice de crescimento bem maior. Isso se compararmos com aquelas que não dispõem de lideranças desenvolvidas. Afinal, esse é um fator que se reflete no dia a dia da organização e influencia diretamente os resultados. Um bom líder é capaz de motivar, extrair o potencial máximo de cada colaborador e trazer inovação para a equipe.

Você já teve algum grande líder que te influenciou na vida? Muitos passam por períodos em que um bom líder faz toda a diferença. Seja na escola, no ambiente de trabalho ou até mesmo na família. O bom desenvolvimento de liderança pode mudar a vida de uma pessoa.

Quando estamos falando de líderes, é essencial destacar a habilidade de saber lidar com pessoas, pois são elas que impulsionam o empreendimento.

Por isso os gestores são administradores que precisam ter um conhecimento do negócio. Ou seja, devem dominar todos os detalhes da loja para que possam buscar alternativas que ajudem na otimização. Seja de recursos humanos, financeiros, tecnológicos ou de infraestrutura.

Nesse contexto, com o desenvolvimento de liderança, é possível impulsionar as metas e compreender as reais necessidades da loja. Além disso um bom líder pode melhorar o clima organizacional, entre outros benefícios diretos e indiretos. Ou seja, todos os aspectos são potencializados. Agora, você sabe o que fazer para conquistar isso?

O que fazer para treinar lideranças?

Extrair o máximo do potencial humano sem soar arrogante ou grosseiro é uma das características de um bom líder. É comum ouvir queixas sobre como alguns gestores são abusivos em fazer cobranças. Porém, dar orientações para os colaboradores exige posturas adequadas. Dessa forma, os treinamentos para desenvolvimento de liderança são opções que contribuem para formá-las.

Existem variadas maneiras de oferecer treinamentos para o desenvolvimento de lideranças. No entanto, é necessário encontrar um modelo que seja apropriado, com as soluções adequadas para os perfis dos treinandos. Desse modo, a Casting tem a Solução de Gestão de Performance de Vendas, que aplica um método a distância e que pode ser acessado por um aplicativo. Assim, fica mais fácil fazer uso quando e aonde for mais oportuno. A metodologia tem 4 pilares principais, que são:

  • gerenciando indicadores;
  • gerenciando pessoas;
  • desenvolvendo pessoas;
  • motivando pessoas.

O método foi criado para ser simples e eficiente. Assim, é viável implementar mudanças de comportamento e processos de vendas mais eficazes. Ou seja, incentivar a motivação e o comprometimento dos membros da equipe e muitas outras possibilidades. Desse modo, o líder conseguirá garantir o máximo de produtividade.

Se você está lendo esse artigo até aqui é porque já pensa no desenvolvimento de liderança da sua empresa. Isso é ótimo pois é o início de uma gestão de qualidade. Porém, quais são as vantagens de investir nesse processo?

Conheça agora alguns pontos importantes de investir na liderança e como isso influenciará no seu negócio.


Quais as vantagens de fomentar o desenvolvimento de líderes?

Aplicar programas de desenvolvimento de lideranças terá uma série de benefícios para a loja. Afinal, ter uma pessoa que entende os anseios do empreendimento e que consegue gerir, de forma eficaz, toda a organização é um diferencial. Por isso, conheça quais são os ganhos que o seu negócio terá ao formar líderes.

Aumenta o engajamento da equipe

Além de motivar o dia a dia da equipe, o líder tem o papel de dar feedbacks negativos e positivos, facilitar processos e muitas outras atividades sensíveis. Dessa forma, encontrar meios de engajar continuamente o time e mantê-lo motivado é primordial.

Sendo assim, trabalhar a conexão entre os colaboradores, com o trabalho em conjunto, e fomentar o potencial de cada um é um dos diferenciais.

Melhora o clima organizacional

Quando o líder entende o seu papel dentro da loja, ele se empenha em proporcionar um clima organizacional melhor. O ambiente de trabalho pode transformar completamente o comportamento dos colaboradores, tornando-os mais receptivos, engajados e motivados.

Por isso, a liderança aplica pesquisas para conhecer o nível de satisfação da equipe. Além disso, com o desenvolvimento de liderança, é estabelecido metas viáveis para o time. É possível oferecer, por exemplo, programas de benefícios e realizar treinamentos com os funcionários.

Consegue reter talentos

Uma loja com um alto índice de turnover precisa melhorar os seus processos para que consiga reter os seus talentos. Afinal, uma alta rotatividade implica custos mais altos com o desligamento do empregado, uma nova contratação, o treinamento para o novo membro e muito mais.

Diante disso, a figura de um líder pode reverter esse quadro ao desenvolver a confiança do time. Além disso, com o desenvolvimento de liderança, há sensação de pertencimento e são evitados problemas causados pela substituição de colaboradores. Logo, investir em treinamento para liderança é mais viável e garante o crescimento do negócio.

Promove maior produtividade

Esse é um dos principais requisitos para um líder nato. Quando há uma pessoa à frente da equipe que é capacitada e compreende os anseios da loja, ela busca caminhos para solucionar problemas. Além disso, o desenvolvimento de liderança garante a produtividade.

Sabemos que atingir os objetivos e bater metas pode não ser uma tarefa tão simples. Porém, uma boa liderança consegue extrair o melhor do seu time.

Isso porque o líder aprimora os pontos fortes e ajuda os colaboradores a desenvolverem os pontos fracos sem criticá-los. Assim, ele mostra que confia nas potencialidades do grupo gerando maior rendimento. Com isso, as adversidades são transpostas e há um aproveitamento superior das qualidades de cada colaborador.

Por isso, quando uma empresa investe no desenvolvimento de liderança, a empresa ganha como um todo. Há mais produtividade e, consequentemente, maior lucro.

Auxilia na resolução de conflitos

O clima na loja pode ser bem competitivo, mas o líder deve demonstrar que não há inimigos ali dentro. E que, na verdade, todos estão em busca de bons resultados e devem trabalhar em equipe. Dessa maneira, o desenvolvimento de liderança conhece métodos para a resolução de conflitos e aplica as técnicas sempre que houver necessidade.

Essas estratégias são essenciais para encarar problemas entre membros da equipe e melhorar a interação entre eles. A cooperação é um dos pontos principais, e eliminar divergências de forma inteligente e pacífica deixa o ambiente mais leve. Assim, as relações interpessoais são mais claras, há melhora na comunicação e é instaurado um clima de confiança.

É claro que conviver com pessoas diferentes umas das outras todos os dias acarretará em um problema ou outro. Então, a questão aqui não será a falta total de problemas, mas sim o desenvolvimento de liderança diante deles.

Deixando de ser chefe e se tornando um líder

O desenvolvimento de liderança começa quando o gestor decide parar de ser chefe e começar a ser um líder. Isso porque um chefe está mais focado nos lucros, resultados e não nas pessoas. Ou seja, os colaboradores são vistos como números e ficam desmotivados.

Porém, quando há o desenvolvimento de liderança tudo muda. O líder é aquela pessoa que cria estratégias olhando para os talentos. Ou seja, ele utiliza as soft e hard skills para traçar metas e objetivos claros, alcançáveis.

Além disso, o líder, diferente de um chefe, consegue ouvir, oferece feedbacks construtivos e reconhece quando erra. Sendo assim, dentro desse papel de líder há alguns tipos de liderança eficazes. Conheça e aproveite para identificar qual se encaixa mais no seu perfil.

1- Liderança liberal

Na liderança liberal o líder prepara sua equipe para uma autogestão. Mesmo assim isso não quer dizer que ele ficará alienado ou não estará presente. Sendo assim, o desenvolvimento de liderança liberal é indicado para um grupo seleto de colaboradores. Ou seja, para aquela equipe mais experiente, onde tem responsabilidade para se desenvolver com autonomia e responsabilidade.

2- Liderança situacional

Dentro de uma empresa encontramos situações diferentes de acordo com os obstáculos enfrentados certo?! No início de um negócio, por exemplo, os desafios são diferentes daqueles que enfrentados com 10 anos de empresa.

A liderança situacional ela é variável de acordo com o momento atual. Ou seja, o desenvolvimento de liderança é feito de acordo com as adversidades encontradas ao longo do caminho. Esse tipo de gestão foi definido na década de 60’ e engloba técnica, habilidade e inteligência emocional.

3- Liderança autocrática

Dentro do desenvolvimento de liderança da empresa existem vários modelos disponíveis para se aperfeiçoar como estamos vendo. Porém, existe um modelo mais tradicional, onde as decisões são centralizadas no líder. Ou seja, não dá abertura para que a equipe possa se posicionar.

Também conhecida por liderança autocrática, esse modelo tradicional e rígido de liderança pode ser antiquado para algumas equipes. É válido aqui uma avaliação do gestor para identificar em qual momento é necessário esse tipo de abordagem.

4- Liderança democrática

Totalmente contrária ao método anterior, o tipo de liderança democrática está sempre aberto à participação da equipe. Por isso hoje em dia esse é um dos métodos, em termos de desenvolvimento de liderança, mais utilizado.

Isso porque esse modelo de gestão é focado em buscar estratégias para que o time fique sempre motivado e participativo.

Vimos, portanto, 4 modelos de liderança, os mais conhecidos atualmente. Porém, como saber que é o melhor perfil para um bom líder? Qual investir no desenvolvimento de liderança?

Sendo um bom líder

Ser um bom líder vai além do modelo de liderança escolhido. Isso porque a responsabilidade que essa função exige traz outras prioridades. As principais delas é a inteligência emocional e a capacidade para motivar sua equipe.

Esses dois pontos aliados podem transformar qualquer time. Porém, não é apenas isso que faz a diferença. Senso de humor, atitudes positivas e autoconfiança fazem parte do pacote de desenvolvimento de uma liderança eficaz.

Porém um bom líder sabe reconhecer que sempre é uma oportunidade para seguir aprendendo. Treinamentos, cursos e tecnologias existem para serem aliados no desenvolvimento de liderança.

O que sua equipe precisa é de alguém que esteja pronto para um desenvolvimento contínuo. Ou seja, compartilhar com o time os sucessos e os desafios, entender o momento e as habilidades de cada componente da equipe. E, além de tudo, ser aberto às mudanças.

Portanto, se você deseja investir no desenvolvimento de lideranças, saiba que os resultados serão muito positivos em diversos aspectos. Além disso, conte com a Casting para treinar líderes e conseguir melhorias contínuas na sua loja!

A gestão da sua empresa pode ser de qualidade e ágil ao mesmo tempo. Aposte na tecnologia para te ajudar a desenvolver a liderança da melhor maneira.

Para mais informações, entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas sobre o treinamento de lideranças!

Gostou desse artigo? Nosso blog sempre está atualizado com o mercado e pronto para te ajudar nos maiores desafios. Aproveite e leia também esse artigo:  “Qual a importância e como melhorar a relação entre líder e liderados?”

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria