Os novos vendedores do futuro e suas habilidades

O varejo tem apostado nos “vendedores do futuro” e, acredite, o faturamento dessas lojas estão crescendo cada vez mais!

Porém, você sabe quem exatamente são esses vendedores e o porquê eles são tão importantes para a sua loja?

Não precisa se preocupar, o time da Casting preparou este artigo completo para que você entenda e comece a investir, hoje mesmo, em criar estes vendedores do futuro. Portanto, continue a leitura deste artigo!

Mudanças no varejo

O cenário atual de pandemia que estamos passando, mudou completamente nossa rotina, não é mesmo? Algo que podemos entender, no entanto, é que aquele tempo que vivíamos antes da pandemia será certamente diferente, surgirão vendedores do futuro com outra maneira de pensar.

O que será de fato o novo normal? Muitas empresas que fizeram mudanças temporárias, entenderam que tiveram mais produtividade e estão mudando suas estratégias. Ou seja, todos nós precisamos rever nossas estratégias.

Além disso, devido à mudança nos hábitos de consumo,  o consumidor tem todas as informações de um produto com alguns “clicks”. Ou seja, você precisa mostrar o diferencial da sua loja para não perder espaço no mercado.

Hora de se reinventar

Haja visto, com a tecnologia que temos disponível, um colaborador de sua empresa pode exercer normalmente suas funções, mesmo em casa, fazendo o chamado “home office”.

O que se observou com isso foi que, mesmo em “home office”, a maioria dos funcionários continuaram comprometidos e tiveram até aumento de produtividade. Um fator importante foi a diminuição de estresse em seus cansativos deslocamentos, podendo ter mais qualidade de vida e mais tempo com sua família.

O mundo mudou, as pessoas estão mais em casa, elas estão comprando mais pela internet e recebendo em sua casa, os consumidores estão usando mais o sistema delivery. Contudo, como as lojas poderiam manter as suas portas abertas e se adaptar a essa nova realidade?

Por conta disso, os vendedores mudaram, vendedores do futuro surgiram, entre tantas novas rotinas.

Para quem trabalha com vendas, tem que se atualizar normalmente. Porém, nesse momento não basta se atualizar, tem que se reinventar e se tornar um novo vendedor! Vamos ver juntos quais são as habilidades que os vendedores do futuro devem ter.

Como são os vendedores do futuro?

Aquele comércio que tinha como única opção o atendimento presencial está passando por apuros nesse momento. Porém, se esse é o seu caso, você deve procurar urgente outras formas de vender para o seu cliente como, por exemplo, aplicativos, sites, televendas, WhatsApp, delivery, pague e retire, entre outros.

Por exemplo, neste período, muitos negócios utilizam o e-commerce como o seu principal canal de vendas. Segundo os dados, cerca de 80 milhões de brasileiros  utilizam este canal para fazer compras. Além disso, a empresa Worldpay from FIS constatou que, até 2024, haverá um aumento de até 56% nas compras por este canal.

Mesmo quando houve uma pequena flexibilização na restrição de aberturas de comércio, se observou que o fluxo de clientes caiu em média de 70% a 50% do que era em períodos normais.

Para isso, você precisa de uma equipe de vendedores preparados para essas mudanças. Ou seja, seu time não pode estar acomodado e preso as técnicas de vendas do passado. Eles já estão prontos para esse novo tempo? Conheça algumas das habilidades dos vendedores do futuro:

1- Ele está atualizado

Primeiramente, os vendedores do futuro precisam ser treinados para usar as novas tecnologias, ser ágil e capacitado em usá-las. Com isso, a sua empresa deve investir tempo para padronizar o atendimento da equipe.

Por exemplo, os vendedores do futuro devem saber usar bem uma reunião por vídeo e compartilhamentos de tela, para uma apresentação ao cliente.

Além disso, eles possuem uma visão macro do mercado de atuação, ou seja, identificam tendências, bem como, mantém o controle da negociação para vender sem precisar dar desconto sempre.

2- Ele sabe se comunicar muito bem

O vendedor do passado não estava sendo gravado, mas os vendedores do futuro sabem que, com a nova tecnologia, a assertividade na comunicação é essencial.

Com a falta de contato pessoal com o cliente, a comunicação eletrônica se tornou talvez a única forma de conseguir relacionamento com o cliente e, certamente, essa tarefa ficou mais difícil. Por isso o vendedor que se comunica bem, está conseguindo os melhores resultados. Além disso, os vendedores do futuro conseguem se comunicar, não apenas com os clientes, mas com todo o time de vendas. Ou seja, eles possuem uma comunicação ágil e assertiva.

3- Ele sabe escrever corretamente

Não basta só saber falar, o contato por e-mails e mensagens se tornou muito mais frequente. Existem clientes que só em ver que receberam uma mensagem de áudio com mais de um minuto, imediatamente desistem de ouvir e o vendedor perde a oportunidade de apresentar o seu produto.

O novo vendedor pensa antes de falar e escrever, formula bem as frases e palavras e procura corrigir, lendo os textos com antecedência, para evitar passar apuros com o seu cliente. Além disso, eles sabem como adequar a sua escrita à etapa que o consumidor está na jornada do cliente.

Portanto, conheça bem o seu público para que o seu time de vendedores do futuro possa se comunicar de forma clara, sem dar margem para interpretação negativa.

4- Ele sabe a importância das redes

Cada vez mais as redes sociais permitem que o cliente se informe e leva-o a encontrar os produtos que ele está procurando. Ou seja, se a sua loja não está nas redes sociais, você está deixando dinheiro na mesa!

Contudo, depois de criar uma página nas redes, como se conectar com as pessoas que estão ali?

Os vendedores do futuro precisam promover esse encontro, para isso eles devem estar presentes nas redes sociais, promovendo e apresentando aos seus contatos que eles continuam presentes no mercado. Além disso, eles também entendem de marketing digital e, por esse motivo, conseguem promover a sua loja com sucesso!

5- Ele encontra novos canais de vendas

Podemos ver que várias empresas, do dia para a noite, perderam os canais de vendas em que atuavam.

Vamos usar como exemplo empresas que seu principal canal era fornecer alimentos para navios de cruzeiros. Como eles vão comprar se as viagens estão suspensas? Lojas dentro de aeroportos por exemplo, como vão vender se as empresas aéreas reduziram as rotas de viagens?

Certamente os vendedores do futuro não desistiram, e procuraram um novo canal para poder vender. O perfil do consumidor mudou, e também por outro lado, canais de vendas cresceram mesmo no meio da pandemia. Atualmente, o Instagram e o Whatsapp são canais por onde é possível realizar muitas vendas. Da mesma forma, a estratégia omnichannel tem crescido no varejo brasileiro e os vendedores do futuro entendem como utilizá-la.

6 – Eles entendem sobre branding

Os vendedores do futuro não apenas entendem sobre o seu nicho de atuação, eles também conhecem os valores da sua loja e, por isso, sabem como adequar o branding da sua marca no atendimento.

Dessa forma, os seus vendedores do futuro são um canal para “estreitar” a relação da sua loja como cliente e, com isso, geram compras recorrentes.

Monte seu time de vendedores do futuro

Se você leu até aqui e ficou pensando que o seu time de vendas ainda não possui essas habilidades, fique tranquilo, você não precisa de novos funcionários. Ao contrário, todas essas habilidades podem ser trabalhadas para que fazer do seu time, um time de vendedores do futuro.

Porém, caso você esteja pensando em contratar um novo profissional, insira essas habilidades como requisitos no processo de recrutamento e seleção de pessoas. Dessa forma, a sua loja poderá alcançar patamares mais altos dentro do seu mercado de atuação.

Criando um time de sucesso!

Agora que você conhece um pouco sobre as habilidades dos vendedores do futuro, entenda o que você pode fazer montar uma equipe de sucesso.

1- Entenda que você é a base da sua loja

Primeiramente, entenda que o gestor é, na verdade, a base da loja. Ou seja, apesar de você ser, hierarquicamente, superior aos seus funcionários, todo o processo é definido por você é isso te torna muito mais responsável pelas suas ações.

2- Tenha um manual de comunicação interna

Crie um manual de comunicação interna para que toda a equipe tenha algo sólido para basear a sua comunicação. Lembre-se que os vendedores do futuro sabem se comunicar bem com os seus colegas, bem como, com os clientes.

3- Estipule metas de vendas coerentes

Após isso, você precisa estipular as metas de vendas de forma coerente, para que seja possível atingi-las. Em seguida, saiba analisar os resultados de cada uma das estratégias que foram adotadas na sua loja. Dessa forma, você conseguirá medir os resultados positivos que teve, bem como, mudar aquilo que não deu certo.

4– Instigue a criatividade

Sabemos que os vendedores do futuro conhecem do seu mercado e, por isso, eles tem a capacidade de desenvolver a sua criatividade para criar experiências inovadoras para os seus clientes.

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que pode (e deve) ser treinada para que todo o potencial dos vendedores do futuro seja aproveitado.

5– Saiba que seu time é feito por pessoas

Além disso, lembre-se que os vendedores do futuro também são seres humanos e, por isso, você deve criar um ambiente onde eles se sintam pertencentes à aquele local.

Da mesma maneira, crie uma cultura de feedback na sua loja, onde todos tenham liberdade de conversar com você, bem como, dar e receber feedbacks de forma saudável.

O novo consumidor

As pessoas estão ficando mais em suas residências, e estão cozinhando mais. Você percebeu? Existem pesquisas que mostram um produto como leite condensado onde, antes da pandemia, era comprado entre uma ou duas latas em uma compra familiar no supermercado. Esse mesmo cliente, quando vai se abastecer, em tempos de pandemia, compram entre cinco ou seis latas.

Atualmente, o chamado consumidor 4.0 está presente na sociedade, formado por grande parte da geração Z, é um público bastante exigente. Portanto, crie ações dentro do seu time para que eles, como vendedores do futuro, possam encantar este tipo de cliente.

Algo que sempre aprendemos como vendedores é que o mercado é dinâmico e sempre se auto ajusta de acordo com as necessidades dos consumidores. Os vendedores do futuro estão atentos as novas oportunidades e estão “virando o canhão” para o lugar das oportunidades.

Para finalizar, se seu time está enfrentando novos desafios nesse momento, motive-os a “olhar fora da caixa” e assim, possam enxergar onde estão as oportunidades. Nesse sentido, utilize estratégias de marketing de incentivo para que a sua equipe possa aprimorar essas habilidades sem deixar de ser engajada.

Sim, as novas oportunidades existem e muitos vendedores do futuro já encontraram e estão crescendo no meio da dificuldade. Esse é o momento onde as novas ideias devem ser testadas, a voz do cliente deve ser escutada e entendida dentro da sua empresa.

Os vendedores do futuro têm aprendido a ter essas habilidades e muitas outras. Esse é só o começo.

Aprenda a gerir um time de sucesso!

Você como gestor deve ser o primeiro vendedor do futuro do seu time. Dessa forma toda a equipe também entenderá essa necessidade de mudar, por mais que sejam relutantes. Seu negócio, com uma gestão inovadora, certamente encontrará as saídas para o momento difícil que estamos passando.

Em outras palavras, tenha uma gestão humanizada contribui para que o desenvolvimento da sua equipe de vendas. Afinal, o que motiva mais alguém do que ter um gestor que dá o exemplo, ao invés de só cobrar resultados?

Conheça as ferramentas que a  Casting tem para você fazer a sua gestão de vendas muito mais inovadora. Com certeza você poderá capacitar a sua equipe de vendas com treinamentos muito mais assertivos, para que eles se tornem novos vendedores. Assim, terão um grande resultado diretamente em suas vendas gerando lucros para o seu negócio.

Por fim, se você gostou desse artigo e quer aprender mais sobre tudo o que acontece no mundo do varejo, te convidamos a visitar o nosso blog. O nosso time está criando conteúdos relevantes para você vender cada vez mais, crescer a sua loja e ser tornar uma referência no seu mercado.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria