Vendas no varejo e o perfil do consumidor atual

O perfil do consumidor vem mudando a cada ano. No artigo de hoje vamos falar das tendências que influenciam esse perfil em 2023 e como a Casting pode te ajudar a impactar esse consumidor.

O mercado é bastante volátil. Essa volatilidade está ligada a diversos fatores que vão desde a economia mundial, às decisões políticas e até impactos ambientais ao redor do mundo.

Podemos dizer que o mercado é um organismo vivo. Ele reage a esses fatores e impactam a forma como as pessoas consomem. E de alguns anos pra cá, o perfil do consumidor passou e passa por diversas transformações.

Entender esse perfil é extremamente importante no varejo. Afinal, conhecer o consumidor e entender quais são suas expectativas, irá contribuir para a construção de ações que atraiam, encantam e fidelizam esse consumidor.

Daí a importância que diversas consultorias dão ao estudo de comportamentos de consumo. Inclusive, essa é uma área de estudo de dados de compra e vendas que permite que o varejista se antecipe as principais tendências de comportamento do consumidor.

Só para exemplificar, no final do primeiro trimestre desse ano, a Fundação Getúlio Vargas publicou o resultado de uma pesquisa que acompanha o comportamento dos consumidores durante todo o ano.

De acordo com essa pesquisa, apesar de apresentar queda nos últimos oito meses, no primeiro trimestre de 2023, a confiança do consumidor teve alta de 2,5 pontos, comparados aos meses anteriores.

Para o varejo essa é uma notícia satisfatória. Afinal, a confiança do consumidor aquece as vendas e favorece os resultados do setor.

No entanto, o perfil do consumidor vai além dessa confiança. É preciso entender as principais tendências que ditarão as características desse consumidor, para traçar os próximos passos da sua loja.

Solução Casting: suporte às vendas no varejo

Além de contar com a reação do consumidor às mudanças do mercado, o lojista do varejo precisa contar com a tecnologia para implantar a Gestão de Desempenho em vendas e proporcionar uma experiência impactante para o cliente.

Nesse sentido, a Solução Casting oferece todo o suporte que sua equipe precisa, desde o controle do estoque, aos resultados de vendas. Além disso, é possível, através dessa tecnologia, implantar treinamentos que coloquem sua equipe em posição de vantagem no varejo.

A oferta de um atendimento personalizado e encantador, é uma vantagem competitiva, frente ao perfil do consumidor nesse mercado.

Conhecer essa tecnologia é muito fácil. Basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar maiores informações. Lembrando que há 5 anos, a Solução Casting trabalha para oferecer a melhor estratégia para a gestão de desempenho de vendas no varejo.

O mais importante é que você saiba que a Solução Casting pode ajudar sua equipe a oferecer atendimento personalizado, de acordo com o perfil do consumidor da sua loja.

E quem é esse consumidor?

Como falamos acima, muitos fatores podem influenciar as mudanças de comportamento e preferências do consumidor.

Dessa forma, entender o que o consumidor busca num determinado tempo, exige um olhar amplo, que alcance os fatores que influenciam o comportamento e perfil de consumo dos clientes.

Sendo assim, vamos te mostrar aqui algumas tendências atuais que podem indicar o perfil do consumidor do varejo, em 2023:

  1. Um consumidor cada vez mais consciente

Um dos fatores que influenciam a mudança de comportamento do consumidor é a preocupação com questões ambientais e sociais. Inclusive, essa é uma preocupação que deve continuar crescendo.

Sendo assim, o consumidor tende a escolher marcas que demonstram um compromisso com essas causas.

Nesse sentido, boas práticas em ESG podem ser o diferencial para qualquer negócio. Portanto, conheça as premissas do Pacto Global e implemente aquelas que são possíveis na sua loja.

  1. Maior preferência por produtos e serviços personalizados

O consumidor está cada vez mais exigente. Ele valoriza empresas que conseguem oferecer experiências personalizadas e sob medida. Para isso, sua loja precisa coletar dados como preferências, assiduidade de compras, datas importantes entre outras informações que ajudem a entender quem é esse cliente.

Quanto mais informações sua equipe tiver, maiores chances de oferecer atendimento personalizado, que gera encantamento e fidelização de clientes.

  1. Crescimento do comércio eletrônico

A pandemia acelerou a adoção do comércio eletrônico, e esse tipo de compra deve se manter forte nos próximos anos.

Sendo assim, mesmo que sua loja seja física, investir em atendimento online faz toda diferença. Para isso, investir em omnichannel é um diferencial competitivo para o seu negócio.

  1. Maior importância dada à privacidade de dados

As preocupações com privacidade de dados pessoais continuam aumentando, e o consumidor tende a escolher empresas que ofereçam  medidas de segurança e transparência.

Portanto, a LGPD precisa ser uma preocupação do lojista no varejo. O cuidado com os dados de clientes colhidos em pesquisas e nos atendimentos, pode ser o diferencial que promoverá a atração e fidelização de clientes na sua loja.

Sendo assim, conheça a LGPD e implante boas práticas no sigilo e transparência de utilização dos dados do consumidor da sua loja.

  1. Aumento da utilização de assistentes virtuais e dispositivos de IoT

O consumidor tende a utilizar cada vez mais assistentes virtuais e dispositivos conectados à internet para realizar tarefas cotidianas e buscar informações.

Esse é um movimento ligado aos avanços tecnológicos que mais influenciam o mercado e os hábitos de consumo das pessoas.

Com a tecnologia na palma da mão, o consumidor tende a dar preferências para as lojas que oferecem soluções inovadoras  às suas necessidades.

Concluindo

É importante lembrar que essas são apenas algumas tendências de perfil do consumidor em 2023.

Conforme falamos, diversos fatores podem surgir e influenciar esse comportamento e a mudança no perfil dele. Inclusive, um dos maiores desafios é exatamente acompanhar cada mudança, num mercado tão volátil e urgente.

No entanto, acompanhar as mudanças e investir na capacitação dos seus vendedores, coloca sua loja numa posição de vantagem competitiva, frente ao mercado varejista.

Daí a importância de investir em treinamentos para sua equipe de vendedores. Construir uma relação que fideliza seu cliente parte do conhecimento de quem ele é e quais suas preferências, dentre as infinitas possibilidades que o mercado oferece.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.