Como a tecnologia em vendas ajuda na gestão de performance

A tecnologia em vendas é uma grande aliada na gestão de performance do seu time de vendas. Essa transformação digital promoveu grandes mudanças no comportamento do consumidor que, provavelmente, serão irreversíveis. Dessa forma, as lojas que não estão buscando se adaptar a esse novo perfil, estão fechando as suas portas!

Quer entender mais sobre o impacto da tecnologia sobre o varejo e a nova forma de fechar negócio com os clientes? Então, acompanhe o conteúdo deste artigo que a Casting criou especialmente para você!

A evolução do varejo

Do caderno de notas da mercearia às fotos de família e informações das suas aplicações financeiras na nuvem, uma longa trajetória. Quem registrou clientes e fornecedores no papel cartão? Ainda registra? Ótimo, esse assunto foi feito pensando em você, que já sente no bolso os primeiros benefícios de usar tecnologia em vendas. Da mesma forma, cremos que você também pode compartilhar a sua experiência com ela através do seu feedback. E você que está avaliando e quer saber como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance do seu varejo. Vamos dar uma volta no tempo?

“Naquele tempo (…) para registrar as contas correntes, usavam-se as cartelas, nas quais se anotava, com lápis cópia, o débito, o crédito e o saldo (…) Era um tempo também em que os avisos bancários eram entregues de bicicleta, e não havia calculadoras — todas as contas eram feitas à mão e de cabeça (…)” Fonte: livro Itaú Unibanco 90 anos.

Retornemos ao presente, com algumas reflexões:

  • Sete décadas se passaram, quais seriam as semelhanças do comércio varejista com o sistema bancário? Daquele tempo, dos tempos atuais?
  • Nossos pais conseguiriam calcular de cabeça quantas e quais mudanças marcaram época desde então? No varejo, nos bancos?
  • Por fim, iniciamos uma nova década, quem se arrisca a dizer o que será contado de nós no futuro?

Após ler esse trecho, extraído do papel ao app, fiquei refletindo… os bancos, instituições tradicionais, que primam por segurança, não puderam escapar da tecnologia. Logo, eles chegaram aos aplicativos, permitindo que o cliente faça transações financeiras vultuosas no próprio celular. Parecia algo antes inimaginável.

Qual o motivo de tamanha transformação tecnológica?

A primeira resposta que me veio à cabeça foi: acompanhando a evolução. Mais que isso, provocando a evolução tecnológica, tanto nos seus processos internos quanto no atendimento e venda de produtos aos clientes.

E o motivo? Ah, sim! Numa visão muito míope do mundo financeiro, arriscaria dois principais: redução dos custos, aumento do lucro.

Sendo assim, esse processo de digitalização dos negócios varejistas possui um grande impacto para todos que estão envolvidos neste mercado. Sejam eles, lojistas, vendedores, fornecedores ou clientes. Cada vez mais, a tecnologia está tomando conta do varejo e transformando os métodos de gestão, bem como, a atuação dos vendedores.

Como é o relacionamento entre o varejo e o digital?

Certamente, quem é do ramo do varejo, já se perguntou pelo menos uma vez na sua carreira. Seja nos momentos em que enfrenta problemas no seu dia a dia, seja nos bons momentos de expansão da rede de lojas. “Modificar toda a rotina das lojas implementando tecnologia em vendas? Que motivos teria? ”.

A resposta para essa pergunta é bastante nítida para quem está acompanhando de perto as mudanças que esse mercado vem sofrendo. Entretanto, os números também confirmam que o empreendedor que deseja manter a sua loja funcionando, deve aderir a tecnologia o quanto antes.

Segundo um estudo realizado pela Córtex, no Brasil, o varejo é o setor com maior investimento em tecnologia. Dentre as mais de 230 mil lojas avaliadas, foi constatado que essa ação é realizada para auxiliar nos negócios. Além disso, quase 20 mil delas alegam investir em soluções tecnológicas para aprimorar o atendimento aos seus clientes. Tenha em mente que, quanto maior for o porte da sua loja, maior deverá ser o seu investimento.

 

Qual a importância dessas mudanças no varejo?

Bem, a julgar pelas instituições financeiras, que remetem a semelhanças com o varejo, na comercialização do papel moeda e produtos afins. Nós diríamos que os motivos que deram força ao digital são os mesmos: redução dos custos, aumento do lucro, — objetivo de todo negócio de sucesso.

Utilizar os meios digitais no seu negócio deixou de ser um diferencial e se tornou obrigatório para quem deseja empreender neste ramo. Além disso, as mudanças no perfil dos consumidores fizeram que houvesse uma valorização, marcas que tenham valores com os quais eles se identifiquem. Por exemplo, pessoas que são engajadas em causas sociais consomem marcas que atuam em causas sociais, pessoas negras consomem marcas antirracistas e assim por diante.

Em outras palavras, trabalhe o seu branding para se destacar dentro de um mercado tão competitivo com o varejo.

Ao mesmo tempo, lembre-se que as redes sociais e os aplicativos de celulares mudaram a forma como as pessoas consomem produtos de uma marca. Do mesmo modo, a pandemia do covid-19 foi um fator que intensificou essa tendência que o digital é atualmente.

Nesse sentido, a utilização de ferramentas digitais para vendas, como o e-commerce e o WhatsApp, são cruciais para a sua loja vender mais. Afinal, possuir uma loja virtual é, praticamente, obrigatório para se manter no mercado. Logo, busque criar um site para vender seus produtos e, assim, facilitar a vida dos seus clientes.

Quais mudanças a tecnologia trouxe ao varejo?

Voltando as semelhanças entre o varejo e as instituições financeiras, talvez você esteja se perguntando: “mas de que forma os bancos fizeram isso?”. “De que forma a tecnologia em vendas é capaz de melhorar a performance e otimizar os resultados?”. Vamos te contar agora quais foram as principais mudanças que o digital trouxe ao nosso mercado. Confira!

1- Inovação com automação

Caixas que autenticavam documentos e calculavam o saldo. Essas eram funções que levaram à redução de tempo e custo com pessoas em tarefas mecânicas. Como o comércio pode inovar hoje, reduzindo tempo, às vezes distâncias, e custo?

2- Evolução tecnológica

Caixas que dispensavam dinheiro! Imagina a felicidade dos primeiros clientes que poderiam sacar a qualquer hora do dia, fora do expediente bancário? E no comércio, como podemos surpreender nossos clientes na era da evolução tecnológica?

3- Acompanhando os novos tempos

E eis que chega a internet e o extrato é disponibilizado no seu computador pessoal. E depois? Isso você já sabe, com o próprio celular, temos acesso a quase todas as transações possíveis de serem realizadas na agência. E o seu comércio, está considerando os novos tempos nos processos internos? E no atendimento ao cliente?

Do fim da era do rádio, já estavam chegando as primeiras TVs nos anos 50. Logo depois, chegamos até a era da tecnologia, que torna tudo instantâneo, fizemos uma viagem no túnel do tempo.

Como a tecnologia em vendas é aplicada no varejo?

E já que águas passadas não movem moinhos, vamos focar no presente e navegar por algumas das principais soluções de tecnologia em vendas. Nesse sentido, que tal analisarmos como elas podem ser aplicadas no varejo atualmente? Vamos lá!

Quais desses termos tecnológicos são novos no ramo do varejo?

  1. Computação em nuvem;
  2. IA;
  3. Gestão de feedback;
  4. BI;
  5. M-learning;
  6. CRM;
  7. Gestão de performance.

Vamos escolher alguns e saber como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance?

Podemos selecionar os itens de número ímpar, ou seja,  começaremos com os que podem fazer a diferença no seu comércio, de forma mais imediata 🙂

E se quiser saber sobre os outros três, dê seu feedback à nossa equipe, deixa seu comentário no post, combinado?

Computação em nuvem

Já imaginou acompanhar em tempo real todas as vendas que estão sendo realizadas em uma das suas lojas? Esse é um dos benefícios que a computação em nuvem pode trazer ao seu comércio.

Coletando dados do PDV, de forma inteligente, e fornecendo por meio de gráficos uma análise completa das vendas x metas traçadas, direto no seu celular. Onde terá acesso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Gestão de feedback

Observe que são benefícios encadeados, à medida que o gerente de loja também tem acesso às vendas individuais. Dessa forma, por meio da computação em nuvem, poderá dar feedback imediato e por meio do aplicativo.

Ou seja, de forma quase instantânea, o vendedor poderá ter os pontos positivos reforçados e ser orientado nos pontos em que precisa melhorar. Em outras palavras, os recursos tecnológicos são capazes de mensurar e até melhorar a performance nas vendas.

M-learning

Na terceira etapa dessa evolução contínua, temos a possibilidade treinar os vendedores por meio da tecnologia em vendas, utilizando um aplicativo no celular. Assim, podemos desenvolver a equipe de vendas nos pontos individuais que cada um precisa melhorar sua performance.

Com isso, aumentando o resultado da performance por meio dos treinamentos, e ainda, reduzindo custos, distâncias, perda de vendas, nosso app é perfeito para você!

Por fim, agora que você conhece as mudanças que a tecnologia trouxe ao varejo. Nós vamos direto ao ponto final: Gestão de Performance, isso é tudo!

Gestão de performance

Uma equipe bem afiada que tem liberdade de se aprimorar quando e onde for melhor ao seu desenvolvimento. Desde que esteja recebendo feedback a cada etapa evolutiva dos seus treinamentos e resultados. Ao mesmo tempo, o gerente esteja acompanhando tudo e se responsabilizando pelos resultados que chegam quase de forma imediata.

Quais os benefícios da tecnologia em vendas no varejo?

Agora que você entende o impacto que a tecnologia em vendas trouxe ao mercado varejistas, confira algumas vantagens que ele proporciona a sua loja!

1- Ele melhora a experiência do cliente

O avanço da tecnologia fez com que os consumidores se tornassem mais exigentes, dessa forma, as lojas precisam estar atentas para suprir as suas necessidades.

Há um tempo atrás, o contato entre as organizações e o público era muito diferente de hoje. Por exemplo, você estava assistindo ao seu filme favorito na TV até que aparece um comercial divulgando um produto que não é interessante para você. As duas únicas opções que você poderia fazer é trocar de canal ou esperar o comercial acabar.

Porém, hoje em dia as pessoas conseguem consultar as ofertas dos produtos pelo seu smartphone. Da mesma forma, as pessoas também conseguem ver o que outras pensam sobre o seu negócio.

Portanto, treine o seu time de vendas e estruture toda a sua loja física e virtual para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente.

2- Torna o time mais produtivo

Um dos principais desafios do varejo é tornar a equipe mais produtiva sem deixar de lado a qualidade do atendimento. Contudo, existem soluções que podem facilitar os trabalhos manuais do time, tornando-os mais produtivos.

Existem muitas ferramentas criadas para transformar a sua loja em um negócio omnichannel. Por exemplo, em casos de devoluções ou trocas, estes sistemas podem ajudar o cliente de maneira mais ágil.

3- A tecnologia otimiza os processos da sua loja

Por fim, utilizar aparelhos tecnológicos no varejo ajuda a simplificar os processos da sua loja. Por exemplo, você poderá gerir o desempenho do seu time e criar estratégias para contornar obstáculos. Além disso, existem softwares de gestão que te mostram quais são os horários de maior fluxo, bem como, as épocas de sazonalidade e etc.

O app da Casting, por exemplo, possui inúmeras ferramentas, aliados a um método inovador, que contribui para o crescimento da sua loja. Não perca a chance de viver uma transformação na sua loja através dos nossos serviços.

Conclusão

O resultado desejado, aplicado corretamente década após década por bancos, também é aplicado ao varejo com tecnologia em vendas. E agora que você já sabe como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance, conheça um pouco mais as soluções da Casting!

Nós tivemos a oportunidade de trabalhar com grandes marcas do varejo, contribuindo com o seu crescimento. Algumas das lojas com quem trabalhamos são como Grupo Nomura (Arezzo, Schutz, Adidas e outras), InBrands (Ellus, Salinas, VR, Richards, Tommy Hilfinger e Bobstore) Quem disse Berenice?e muitas outras. Essas marcas já fazem parte do nosso time de sucesso no varejo, então, o que você está esperando?

Nós somos especialistas no que fazemos e temos serviços que podem ser úteis nesse sentido e ajudar na performance em vendas do seu comércio. Veja na nossa página: https://www.cstng.com/.

Compartilhe esse post nas suas redes!

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria

Envie-nos um e-mail

Entre em contato através do formulário abaixo ou diretamente no telefone ou e-mail