Veja como revisar metas do seu negócio e o impacto pós pandemia

A realização de metas faz parte de nosso cotidiano, seja no trabalho, no lazer, nos esportes ou em qualquer outra área, de nosso cotidiano. Planejar e sempre revisar metas, dentro da cultura organizacional de uma empresa faz parte do seu sucesso pois demonstra a posição organizacional que ela representa no momento.

O desempenho

No mundo corporativo, esse desempenho empresarial é muito importante, principalmente para revisar metas. Os indicadores de desempenho quando criados e acompanhados, agem como suporte na gestão orçamentária no mercado de vendas ou qualquer outra metodologia de seu agrado.

Porém não adianta controlar os indicadores se não for definido um valor planejado para eles. O gestor deverá saber como definir as metas da empresa para cada um dos indicadores. Isso é fundamental para que o ciclo de gestão da empresa seja feito com sucesso.

Definindo metas e objetivos na empresa

As metas, são objetivos quantificados. Então, meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor. Exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada durante determinado tempo.

Já no que se refere ao objetivo, seu papel é o de ganhar, e o papel das metas é o de vencer esses objetivos.

Quando o gestor define quais as metas para sua empresa, elas devem ser utilizadas como balizadores e serem alcançadas a todo custo. Por isso, não há como definir os objetivos estratégicos da empresa sem metas.

A equipe precisa estar alinhada, em busca do mesmo objetivo, visando atingir as metas e motivando todos para estabelecê-las. Para isso acontecer será necessário definir um plano de ações com projetos e iniciativas a serem executados para atingi-las.

Revisando as metas

Para que a empresa possa estar bem sucedida as metas devem ser revisadas e atualizadas em intervalos bem planejados.

Esse processo de revisão coloca os valores e objetivos fundamentais ao alcance de todos os envolvidos, e que estejam alinhados com as prioridades dela. A empresa deve atualizar seu planejamento estratégico anualmente para medir o progresso em direção aos objetivos estabelecidos.

O tempo certo para fazer as revisões das metas

A empresa deve revisar metas estabelecidas e planejar, em duas etapas preferencialmente: semestral ou anualmente.

O orçamento é uma das áreas que exigem revisão semestral. Os líderes precisam monitorar as despesas, garantindo que elas estejam diminuindo. As mudanças implementadas no plano para reduzir despesas ou aumentar a receita precisam ser monitoradas para ver se estão cumprindo as metas estabelecidas.

Na avaliação anual ela é projetada para que a liderança da organização faça um balanço do progresso. A liderança deve considerar que objetivos imediatos foram cumpridos no plano, quais recursos foram implantados para atender às demandas e se há déficits.

Revisando a lista de metas

Nesta fase o gerente da empresa deve conferir o que já foi feito e o que está trazendo resultados positivos. Deve fazer o repasse das metas não atingidas. Revisar metas cumpridas. É um estímulo para investir nos objetivos ainda não alcançados. A equipe deve investigar quais motivos impediram de cumprir os objetivos. Nesse caso é hora de revisar as metas comerciais da equipe de vendas. Levando em consideração o momento que estamos passando, na pandemia, é preciso ficar atento a algumas situações específicas na hora de pensar como definir metas de vendas no cenário atual.

Há necessidade de pensar na retomada das atividades com consistência. O primeiro passo na hora de definir como aumentar as vendas é aceitar a mudança.

A equipe deve ter em mente os desafios e objetivos anteriores. Isso é importante porque alguns podem ser aproveitados na revisão de metas comerciais da equipe.

Impacto e retorno

É fundamental avaliar onde está a empresa neste momento de revisão de metas comerciais. Deve ser visto como foi o impacto da crise nas vendas e qual será o tempo necessário para o retorno das atividades aos padrões pré-crise.

Se nesse momento o impacto foi muito baixo será preciso pouco tempo para retomar o que já vinha sendo feito, é um bom sinal para manter os desafios e objetivos que já tinham sido definidos, com pequenos ajustes. Sendo assim, as metas de vendas que estavam valendo antes da restrição social podem ser recuperadas.

Caso o impacto for mais baixo nas vendas da equipe, num tempo de retorno da normalidade maior, será importante pensar em reduzir as metas de vendas dos colaboradores não prejudicando a equipe. Entender como alcançar metas nesse caso, demanda um pouco mais de paciência por conta do tempo necessário para tudo voltar a entrar nos eixos de antes da crise.

Por fim, se o impacto foi muito grande nas vendas, o tempo de retomada das condições anteriores será rápido. É um sinal importante para escalonar as metas de vendas do início da retomada das atividades. Planejar as metas de vendas numa escala para voltar ao patamar de antes é o mais indicado nessa situação.

Adquirindo confiança

O gerente deve fazer uma análise, uma revisão geral de como está sua empresa para poder ganhar confiança de suas lideranças superiores. Com essa atitude ele também vai conquistar a confiança da equipe de vendas por maior que seja o desafio na hora dessa revisão de metas comerciais. Sendo assim, o gerente poderá ater-se na capacitação dos funcionários. Poderá mostrar para a equipe que existem metas atingíveis, possíveis, com conhecimento aplicado na prática. Isso é muito importante considerando a realidade nova, de recuperação das empresas pós pandemia.

O gerente deverá revisar os planos de ação com a equipe. Os planos deverão ser consistentes, pois irão ensinar como a equipe poderá alcançar as metas. Surgirão dúvidas sobre se as ações foram feitas ou não. Deverão ser revisadas as metas novamente.

Não deixe para a última hora

O gerente deve ter clareza e objetividade. A revisão das metas deve ser feita com calma e organização. O planejamento deve ser claro e objetivo.

Ou seja, quanto mais simples, maiores as chances de todos entenderem os planos e a empresa obter os resultados esperados. Sendo assim, o planejamento e a execução das metas exigem disciplina.

Todos os problemas encontrados devem ser anotados e documentados para serem solucionados na definição das metas para o próximo ano. A revisão deve ser feita com clareza do que realmente importa para a empresa, com sabedoria para separar meio e fim, causa e consequência. O objetivo é aumentar as vendas.

Concluindo, a meta deve ser o resultado de uma pesquisa a ser feita nos registros contábeis, relatórios operacionais e gerenciais da empresa.

É importante que cada um conheça seu papel em relação aos resultados globais. Se durante os meses, os resultados não estão saindo como o esperado, pode ser que os planos tenham sido muito ousados e precisarão ser revistos.

Porém, se for muito fácil alcançar as metas, deverá ser aproveitada a oportunidade e melhorar ainda mais os resultados da empresa.

O mundo muda, a empresa muda e os planos acabam ficando desconexos com o novo cenário interno ou externo da empresa. Por isso devemos sempre revisar e atualizar seu planejamento.

Por fim, agora que você já sabe como revisar metas, conheça a Solução Casting. https://www.cstng.com

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria