Como ter um relacionamento equilibrado entre líder e liderados?

Um relacionamento equilibrado entre um líder e seus liderados é fundamental para que um negócio alcance os seus objetivos. Uma loja funciona como o corpo humano, afinal, ela é constituída de várias partes diferentes que possibilitam a sua subsistência. Da mesma forma, se você deseja fazer a sua loja “bombar”, analise como é o relacionamento entre a liderança e os colaboradores.

Sabemos que criar um ambiente com um relacionamento equilibrado não é tão simples, ou seja, o gestor não pode ser muito distante dos seus liderados. Ao mesmo tempo, ele não pode permitir que os seus funcionários o enxerguem tanto como amigo que percam o respeito a sua autoridade.

Portanto, a Casting criou este artigo para ajudar a sua loja a construir um relacionamento equilibrado entre liderança e liderados. Se você ficou interessado nesse assunto, continua a leitura deste post!

Quais são as vantagens de equilibrar a relação líder x liderado?

Em um ambiente corporativo, é natural que ocorram divergências de opinião entre as pessoas, afinal, cada ser humano é único. Porém, quando as diferentes opiniões se tornam tão grande a ponto de haver discussões e até brigas entre as pessoas, é preciso rever a situação. Nesses casos, cabe ao RH entender a causa dessa situação e criar uma solução para esse cenário.

Por outro lado, quando a sua loja consegue equilibrar a relação entre os gestores e os colaboradores, ela consegue galgar novos patamares. Dessa forma, nós separamos algumas vantagens de construir esse equilíbrio no relacionamento entre os colaboradores e os seus superiores, que são:

  1. Maior vantagem competitiva de mercado
  2. Autoconhecimento
  3. Reconhecimento
  4. Mais respeito entre os colaboradores e líderes
  5. Sentimento de satisfação
  6. Melhora do clima da organização
  7. Crescimento na produtividade
  8. Maior engajamento dos profissionais
  9. Mais lucratividade para o negócio
  10. Menos rotatividade dos colaboradores
  11. Diminuição de custos com demissão, contratação e treinamento

Como equilibrar o relacionamento dentro das equipes?

Os benefícios que citamos anteriormente são muito atraentes para qualquer empreendedor, afinal, todos querem trabalhar em um ambiente com essas características. Além disso, todo lojista, independente do seu nicho de atuação, busca fazer com que o seu negócio cresça cada dia mais. Contudo, como fazer isso quando não existe um relacionamento equilibrado entre as pessoas de cada time?

Não se preocupe, nós separamos 7 dicas para te ajudar a construir um equilíbrio no relacionamento entre a gestão e os liderados, confira a seguir!

1- Tudo começa no recrutamento

Sim, é exatamente isso mesmo que você leu!

O bom relacionamento interpessoal começa durante o processo de recrutamento. Então, una forças com o time de RH para encontrar um candidato com o perfil adequado da vaga. Em seguida, apresente a ele (a), a sua nova equipe e conhecer os demais setores da loja, bem como, a sua estrutura e ambiente.

Por fim, se coloque à disposição para sanar quaisquer dúvidas sem levar em consideração a sua posição, incentivando uma comunicação mais natural desde o começo.

2- Saiba quem são os seus colaboradores

Quanto aos funcionários que já compõem o seu time atualmente, busque conhece-los além de seus nomes e cargos. Incentive momentos de descontração para conhece-los mais profundamente, assim, você entenderá o perfil de cada um deles e saberá como se comunicar com cada um.

Além disso, uma gestão humanizada aumenta a confiança dos seus colaboradores em sua liderança, trazendo consigo os benefícios que citamos anteriormente.

3- Seja um líder acessível

Dos inúmeros problemas que podem ocorrer dentro de uma equipe, ter um líder distante é um dos fatores que afastam as pessoas da liderança.

Dessa forma, se mostre acessível aos seus funcionários, ainda que a sua agenda esteja apertada. Ou seja, ouça-os atentamente sempre que quiserem conversar, existem críticas, sugestões ou dúvidas que podem melhorar a satisfação interna.

4- Dê o exemplo, depois cobre uma posição

Antes de cobrar uma posição dos seus liderados, busque dar o exemplo e ensine-os com paciência, ou seja, seja um guia da sua equipe. Conforme dizia o grande físico Albert Einstein: “exemplo não é a melhor maneira de ensinar, é a única maneira de ensinar”.

Em outras palavras, exerça uma gestão humanizada, assim o clima organizacional da sua loja melhorará e inspirará outras pessoas a agirem da mesma forma.

5- Conquiste a confiança do seu time

Existem muitos gestores e líderes que prometem algo para os seus liderados no intuito de fazer com que atinjam as metas. Contudo, no momento de cumprir a promessa, eles criam uma desculpa para se esquivar dos questionamentos.

Infelizmente, no mercado varejista, esse tipo de situação não é incomum, por esse motivo, muitos vendedores e profissionais estão desmotivados com o seu trabalho. Se você deseja ter a confiança da sua equipe, jamais tenha esse tipo de atitude.

6- Pratique o respeito mútuo

Em um ambiente em que há respeito e que acolhe as diversas ideias e opiniões, nascem as marcas mais inovadoras. Ou seja, o respeito mútuo é capaz de refletir a sua criatividade como parte daquela marca e isso pode fidelizar os seus clientes. Portanto, cultive-o dentro da sua loja.

7- Invista em uma boa comunicação

A comunicação faz parte do ser humano, é uma necessidade básica deste e, dentro do ambiente corporativo, ela não pode ser deixada de lado. Quanto mais assertiva for a comunicação com o seu time, menos desvios haverão e, consequentemente, menos problema para o seu negócio.

Se você deseja ter um relacionamento equilibrado entre os gestores e colaboradores, invista na comunicação como uma ferramenta de transformação desse ambiente.

Agora que você aprendeu tudo sobre como ter um relacionamento equilibrado na sua loja, busque pôr em prática todos esses ensinamentos a partir de hoje!

O objetivo da Casting é transformar o mercado varejista através do ensino de técnicas para manter uma loja saudável, tornando-a uma referência no seu nicho.

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo do varejo.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria