Além de criar, é preciso saber o que fazer para atingir metas de vendas. Ou seja, qual será o passo a passo que levará a sua loja a conquistar o objetivo proposto?
Fragmentar os objetivos e alinhar a equipe de vendas são dois importantes passos. Porém, além deles, existem algumas ações que o empreendedor deve realizar para atingir os objetivos. Contudo, como fazer isso?
A Casting criou este conteúdo com a intenção de te ajudar a entender o que fazer para atingir as metas de vendas. Portanto, se você se interessou, veja os outros passos para atingir as metas, agora, em nosso artigo!
Por que pensar nas metas de venda?
Criar boas metas é um importante passo para o alto desempenho, afinal, isso permite alinhar toda a força de trabalho — mas ainda não é suficiente. Para alcançar (e até superar) os resultados delimitados, é necessário saber o que fazer para atingir metas de vendas.
Tenha em mente que a meta, por si só, não ajuda em muita coisa. É preciso fragmentá-la em resultados-chave, comunicá-la à equipe de trabalho e controlar os resultados obtidos, assim, você saberá que está indo na direção certa. Contar com boas tecnologias também ajuda muito.
Além disso, muitos lojistas não sabem como realizar um acompanhamento efetivo das metas de vendas e, por isso, ficam desesperados no fim do mês.
Dessa forma, nos tópicos seguintes, apresentaremos 15 dicas do que fazer para atingir metas de vendas e como colocá-las em prática dentro da sua loja. Por esse motivo, continue lendo para conhecer cada uma delas!
1- Fragmente a sua meta em resultados menores
Primeiro, é interessante usar o método OKR (Objective and Key Results). Seu objetivo é muito simples: fragmentar a meta em resultados-chave, menores e mais fáceis. Depois, definir tarefas para que cada um desses resultados seja alcançado.
Para fragmentar a sua meta, pense no seguinte: “quais são os passos que devem ser tomados para a realização da meta? ”. Depois: “esse passo pode ser dividido em sub-passos? ”. Por fim, basta estabelecer as tarefas necessárias para que esses “passos” sejam devidamente dados.
2- Comunique-se com a equipe de trabalho
Se a equipe de trabalho não entendeu a meta com clareza e como ela será alcançada, é difícil que tenha êxito no que pretende. Portanto, uma segunda dica é comunicar todo o time, mostrando o caminho a ser seguido, como isso será feito e por qual motivo.
Duas dicas para comunicar a meta: primeiro, reúna-se com a equipe e explique tudo detalhadamente. Deixe um espaço para que os vendedores tirem suas dúvidas, caso existam. Depois, adote tecnologias que facilitem esse diálogo, como aplicativos mobile.
3- Controle os resultados alcançados
Boa parte dos gestores, no fim do mês, avalia se suas metas foram alcançadas. Se sim, perfeito. Se não, ficam para a próxima. Esse método não está correto. É preciso acompanhar a meta ao longo do período, assim, você poderá criar novas estratégias e redirecionar seu time.
Imagine a meta de vender R$ 1 milhão no fim do mês. Você deve monitorar seu progresso no fim de cada semana (ou em intervalos constantes ainda menores). Reporte o progresso à equipe, cobre por mais resultados e esteja disponível. Assim, terá mais chances de êxito.
4- Defina boas recompensas ao time
Os vendedores devem se sentir bem recompensados pelo seu esforço e pela dedicação. Um salário adequado à média do mercado é importante, mas dificilmente é o suficiente. Nesse caso, estabelecer boas recompensas (financeiras ou não) é bem interessante.
Para criar boas recompensas, é preciso pensar em três coisas que nós falaremos a seguir.
- O perfil do time, no intuito de descobrir o que desperta o ânimo dos talentos;
- A cultura organizacional, objetivando criar incentivos alinhados aos valores do negócio e;
- O orçamento financeiro disponível.
5- Conte com boas tecnologias
É preciso adotar boas tecnologias. Um software gerencial pode ajudar em quase todas as etapas anteriores, facilitando a comunicação, o monitoramento e a fragmentação das metas estabelecidas. Portanto, torna o trabalho mais fluido e fácil, de ponta a ponta.
6- Esteja atento às metas criadas
Antes de mais nada, para atingir as metas de vendas, você deve criá-las. Porém, é necessário saber se elas são atingíveis. Afinal, caso elas sejam inatingíveis, a sua equipe ficará desmotivada.
Uma boa opção para evitar isso é que o gestor converse com os seus liderados e entenda até onde eles podem alcançar. Ou seja, quando existe uma autoimposição de metas, o vendedor costuma se engajar para atingir esse objetivo.
Em outras palavras, se você é gestor ou dono da loja, crie metas claras e atingíveis para manter a sua equipe engajada.
7- Mantenha o controle das metas
Após criar as metas com clareza, busque controlar o desempenho para identificar os pontos que precisem ser ajustados.
Com essa análise, você pode mensurar as suas atividades para entender o que fazer para atingir as metas. Dessa forma, traçar planos de ação se torna mais simples.
8- Saiba gerir o seu tempo
Saber realizar a gestão de tempo é importante para atingir as metas que foram criadas. Lembre-se que para atingir metas de vendas, você deve focar 100% nas suas atividades.
Organizar o seu tempo é importante em qualquer atividade da sua loja. Da mesma forma, tenha em mente que “tempo é dinheiro”, logo, perder tempo pode resultar na perca oportunidades para fechar negócios.
Organize dias específicos para realizar uma atividade específica, dessa forma, seu tempo poderá render mais.
Por exemplo, separar a lista de potenciais clientes em um dia, entrar em contato com eles no dia seguinte e, logo depois, apresentar a proposta. Não é necessário ser, exatamente, como o exemplo apresenta, porém, busque gerir o seu tempo de forma correta.
9- Foque nos clientes certo
Uma regra que é muito importante para poder fechar a venda é que você não pode vender para todo mundo.
Existem muitos perfis de consumidores e, assim, você estar atento ao funil de vendas para compreender se está pronto (ou não) para comprar.
Use a Lei de Pareto e entre em contato com os clientes que estão “quentes”.
10- Saiba mensurar o desempenho
Mensurar seu desempenho individual é fundamental para entender as necessidades da sua equipe. Então, você deve analisar quem são os seus leads e quais são os esforços necessários para fechar negócio.
Por exemplo, busque entender quantas ligações o seu time de vendas realiza por dia, como as negociações são feitas, quais as objeções de compra. Essas são questões a serem vistas e, quando corrigidas, te levarão a atingir as metas estabelecidas.
11- Se aprimore constantemente
Todo vendedor precisa buscar aprimoramento constantemente. Afinal, com tantas mudanças e inovações no âmbito dos negócios, você sempre terá que aprender uma coisa nova a cada dia.
Por isso, busque sempre formas de aprender coisas novas, seja melhorar algumas falhas ou aprender novas ferramentas. Você pode utilizar o Mobile Learning como uma forma de desenvolver seus conhecimentos. O app da Casting contém essa ferramenta inovadora e fundamental para que você se desenvolva profissionalmente no varejo.
Se manter atualizado é sinônimo de se manter no mercado de trabalho.
12- Elimine gargalos
Para potencializar as vendas do seu negócio, busque identificar quais são os gargalos que te impedem de alcançar os objetivos.
Para isso, busque otimizar o seu tempo e entender quais são as oportunidades de conversão analisando as metas estabelecidas. Além disso, verifique se existem prazos suficientes para eliminar as barreiras que podem atrapalhar as vendas.
13- Experimente novas abordagens
Sair da caixa também é um passo fundamental para atingir as metas de vendas, afinal, o empreendedor também é uma pessoa criativa. Dessa forma, experimente realizar abordagens diferentes em momentos distintos. Veja se o horário escolhido é o mais adequado para o consumidor te atender.
Em outras palavras, usando a mesma abordagem, você sempre terá os mesmos resultados. Além disso, altere os canais de comunicação e se adeque ao perfil de cada cliente. Para fazer isso do jeito certo, conheça bem as suas características.
14- Saiba o valor de cada produto
Você sabe a diferença entre essas duas palavras: valor e preço? Atualmente, os consumidores buscam por soluções de problemas e não por produtos. Logo, o branding da sua loja deve ser trabalhado para que os clientes possam comprar recorrentemente.
Essa percepção de valor faz com que as pessoas busquem comprar de uma loja, ainda que paguem um valor mais caro. Por exemplo, você provavelmente conhece uma marca de celular que vem lançando novos modelos constantemente. Essa marca, mesmo retirando o fone de ouvido e carregador da caixa, atingiu suas metas de vendas sem abaixar o preço.
As tendências de mercado e muitos outros fatores influenciam essa percepção positiva no cliente. Além disso, os vendedores têm a sua participação nesse processo.
A maioria das pessoas não conseguem fechar negócios por que focam somente no preço dos seus produtos. Quando isso acontece, você fica “preso” a isso, ou seja, se algum concorrente seu oferecer um preço menor, ele ganhará o cliente.
Portanto, invista no branding da sua loja e agregue valor aos seus produtos.
15- Avalie os seus resultados constantemente
Analise as metas de vendas constantemente para definir quais serão ações que serão realizadas no dia seguinte. Repita esse mesmo processo semanalmente, mensalmente e, até mesmo, anualmente.
Assim, você definirá as ações que te levarão a alcançar as suas metas a curto, médio e longo prazo.
Conclusão
Veja, agora, você sabe o que fazer para atingir metas de vendas. Temos mais uma sugestão: conheça a Solução Casting, focada em gestão da performance em vendas. Essa solução inclui um método completo e um aplicativo mobile. Ele é uma ferramenta inovadora que ajuda a melhorar o processo de venda, bem como a criação, o monitoramento e o alcance das metas.
E então, gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Aproveite para entrar em contato conosco e entender mais sobre como podemos ajudá-lo. Vamos lá!
3 respostas