O que é Business Intelligence e como a Casting o pode ajudar

O B.I. (Business Intelligence) é uma realidade. É um erro pensar-se que é algo que pode ser pensado como algo para o futuro de uma empresa. O correto é pensar-se como algo fundamental para delinear as estratégias do seu negócio. Por isso torna-se fundamental conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Os seus colaboradores podem contar a história de sua empresa.. Ou seja, cada um que integrou a empresa tem a sua memória, factos marcantes e momentos cruciais que foram fundamentais para o crescimento do negócio.

Por outro lado, conseguir reunir todos os dados de cada colaborador detém, analisar o crescimento e a performance para traçar projetos futuros não pode ser um exercício que dependa das memórias de pessoas. Esta gestão inteligente, que está na génese do B.I., faz toda a diferença na tomada de decisões dos gestores da empresa.

O sistema B.I. não coleta apenas dados, mas analisa-os de uma forma eficaz. Este é o seu objetivo dentro da sua empresa. Venha conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do B.I..

B.I. – Negócio Inteligente!

O B.I., ou a “Inteligência de negócios”, é o somatório dos conjuntos de processos de uma empresa, que coleta e armazena dados. Estes dados, depois de armazenados, são analisados e otimizados de forma a serem utilizados estrategicamente pela empresa, com o objetivo de agilizar as tomadas de decisões dos gestores e colaboradores.

Essa visão do B.I. acaba por permitir que a empresa seja mais eficiente e competitiva no mercado, o que faz toda a diferença no mundo globalizado de hoje.

Quem tem informação, tem poder! Ainda mais quem dispõe de informação assertiva, rápida e objetiva que o B.I. disponibiliza.

A implementação do B.I. inicia-se com a utilização de softwares adequados para cada área de atividade. Portanto, O B.I. serve para coletar essas informações, e de uma forma inteligente, identificar para cada área o que é estratégico.

Passos para o B.I.

  1. Coletar de dados dos softwares internos;
  2. Classificar esses dados de acordo com a necessidade de cada área da empresa;
  3. Organizar e analisar os dados;
  4. Enviar os dados para as plataformas de apresentação para que possam ser utilizados;
  5. Os gestores com acesso à informação relevante traçam a estratégia do negócio.

Imagine se todo este processo fosse feito de forma manual? Teria que existir um departamento da empresa responsável por coletar, registar e disponibilizar bases com os dados (provavelmente formato excel) de todas as áreas da empresa. Imagine os recursos quer teriam que ser consumidos apenas para disponibilizar os dados da empresa de forma organizada. Ainda bem que existe o B.I., muito mais rápido e assertivo.

B.I. – RH inteligente

O B.I. também pode ser um excelente aliado na gestão dos recursos humanos. De uma forma mais clara e segura, o B.I. pode demonstrar o quanto cada colaborador está a conseguir atingir os seus objetivos, e se não está, o B.I. identifica qual o “gap” e como é possível o colaborador alcançar os objetivos propostos.

O B.I. na gestão de recursos humanos permite uma gestão otimizada dos seguintes processos:

  1. O Recrutamento e seleção;
  2. Índice de “turnover”, que permita tomar decisões com o objetivo de reter seus talentos na empresa;
  3. Indicadores de resultados de cada cargo de gestão e de liderança;
  4. Indicadores de satisfação dos funcionários;
  5. Análise de competências;
  6. E todos os processos que considerar mais conveniente para a sua empresa.

Todo esse processo feito de forma manual não permite beneficiar das potencialidades que o B.I. pode dar. O B.I. disponibiliza avaliações estratégicas, de uma forma simples. Informações essas que são relevantes e fundamentais para a empresa.

B.I. – Conheça a Casting!

A solução Casting permite gerir os indicadores da empresa. Para isso, é importante definir, monitorizar, atualizar e disponibilizar toda as informações relevantes que possam apoiar o gestor de vendas nas tomadas de decisão.

Outro ponto importante nesta solução é a possibilidade de gerir pessoas. Através do estabelecimento de reuniões periódicas e identificando os pontos fortes da equipa é possível criar e melhorar a cultura do feedback, fundamental na gestão de pessoas.

Deste modo, podemos salientar que esta solução permite a gestão de pessoas, mas também visa o desenvolvimento das mesmas. Isto é, feito através da constante monitorização dos resultados que as pessoas estão a alcançar, desenvolvendo conteúdos planeados e disponibilizando planos de execução do processo de vendas que a equipa já alcançou.

Sendo assim, podemos afirmar que através da solução Casting, as pessoas são motivadas dentro da empresa, o seu trabalho é valorizado com incentivos apropriados e adequados, sempre alinhados com feedback positivo. Através do feedback positivo, poderão, ainda, serem criadas campanhas de incentivo e ou conceder prémios.

Portanto, podemos assegurar que a utilização da solução Casting vai alavancar as suas vendas e valorizar a sua empresa no mercado atual.

Solução de Gestão de Performance de Vendas

A solução de gestão de performance de vendas aliada a um produto completo e com um aplicativo móvel vão ser bons pontos de suporte e apoio para a gestão diária.

A solução Casting é composta por alguns pilares essenciais, como: Gestão de Indicadores, Gestão Pessoas, com especial enfoque na motivação e desenvolvimento de pessoas.

Benefícios na utilização da Casting

Agir com determinação promove o fortalecimento das equipas de vendas. Isso ocorre especialmente porque promove mudança de comportamento das pessoas. Ou seja, com um processo efetivo de vendas todos os vendedores são campeões.

Um fator de importância nas vendas é o da mobilidade. Portanto a Casting realiza um acompanhamento diário, através de um aplicativo móvel, com o objetivo de aumentar a adesão na utilização desta solução pela sua equipa de vendas.

Mas não basta fazer o acompanhamento diário.  É de extrema importância ter sempre o foco nos objetivos propostos para as equipas.

Esta solução incentiva a que os vendedores aumentem os resultados acima do esperado, ao alcançar os objetivos propostos pelos gestores. Por outro lado, isso só acontece se houver um alto nível de comprometimento e de motivação. Ao seguir esta estratégia, aumenta-se a possibilidade de alcançar resultados muito positivos no turnover, que é um dos indicadores na produtividade, e um dos impactos negativos que ocorrem nas vendas.

Mas para que tudo isto seja um cenário real, é fundamental que a solução Casting seja utilizada e potencializada pelos gestores.

É essencial a definição de objetivos por parte dos vendedores e dos gestores. Deve ser clara a confirmação do entendimento dos processos, assim como o alinhamento das categorias, na empresa. Deve haver uma monitorização e supervisão dos dados e que sejam feitos os ajustes quando necessário. Sendo assim, os gestores devem verificar se os dados disponibilizados na app estão atualizados com o plano de vendas. Isto significa tanto os dados da app Casting como os dados do sistema.

Aumente as suas vendas

Todos os elementos da sua equipa devem conhecer os processos dos parceiros, a personalização das nomenclaturas que usarão e como deverão traçar as estratégias na empresa. Ou seja, o gestor de vendas deve enviar as informações adequadas para os planos de vendas, com nomes dos indicadores e das lojas.

Em suma, a proposta Solução Casting é didática e promove o comprometimento. Portanto, permite de forma eficaz responder às necessidades da gestão por objetivos.

A solução Casting é uma ferramenta de gestão de pessoas e de indicadores, fundamental para as vendas, devido à sua agilidade e modernidade. Bem como um dos fatores diferenciais da Casting é o suporte técnico fornecido à empresa que decide pela sua implementação. Ou seja, é dado todo um suporte técnico e de apoio a todas as dúvidas e ou sugestões enviadas pelos utilizadores, que serão tratadas com muito interesse e profissionalismo.

Cada empresa é única. Por isso o gestor deve compreender quais os melhores indicadores do mercado onde opera, adequados no tamanho, volume e volume de vendas na sua empresa. Ou seja, os módulos devem estar em constante integração e atualização.

Gostou e quer implementar a Casting na sua empresa? Solicite uma demonstração, clique aqui.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria