O modelo de negócios por franquia tem uma grande vantagem: a padronização. Ele não precisa ser testado, afinal de contas, já faz parte de uma rede de empresas que deram certo. Todavia, esse ponto forte não inibe a necessidade de uma ótima gestão de franquias no varejo.
Em outras palavras, é preciso gerenciar os diversos recursos empresariais com o intuito de reduzir custos que não são estratégicos e maximizar os resultados financeiros no curto e/ou longo prazo. Assim,poderá aumentar a lucratividade e a rentabilidade da loja.
Para tanto, é preciso saber como reduzir custos, aumentar o faturamento e a produtividade diária. Adiante, vamos apresentar algumas dicas para aumentar o lucro da sua franquia e garantir uma ótima gestão com ênfase no varejo. Por essa razão, continue a sua leitura com atenção.
1. Envolva-se mais com as finanças
Muitos proprietários encaram a área financeira como algo complexo. Por essa razão, preferem focar outras coisas e deixar as finanças nas mãos de outros profissionais. É um erro. O dono precisa se envolver (profundamente) com o orçamento da sua loja.
Portanto, nossa primeira dica é: conheça profundamente suas finanças, saiba quais foram os principais custos do exercício, como o negócio gerou caixa, qual o percentual de lucro e o nível de endividamento da empresa. Assim, terá mais chances de melhorar os resultados.
2. Reduza custos que não são estratégicos
Toda loja conta com uma série de custos financeiros, como o pagamento de impostos, prestação do aluguel ou investimento em campanhas de marketing. Esses gastos achatam a margem de lucro da empresa e, por isso, precisam ser reduzidos ou até mesmo eliminados.
Nossa segunda dica é: foque a redução de custos que não são estratégicos, ou seja, que não geram retorno sobre investimento ou que têm um índice multiplicador muito baixo. É o caso de tributos, conta de água ou materiais de limpeza. Quanto menos gastar, melhor.
3. Aumente o faturamento do exercício
Outra estratégia para aumentar o lucro é otimizar o faturamento. Nesse caso, o foco é avolumar os ganhos da organização, fazendo com que a entrada de dinheiro no caixa seja superior, enquanto o volume de gastos se mantém mais ou menos o mesmo.
Muitas táticas podem ajudar, por exemplo:
- use técnicas de vendas cruzadas (cross selling);
- reavalie os preços dos produtos comercializados;
- implemente novos canais de faturamento;
- estimule a venda de produtos de nível superior (up selling).
Assim, seu faturamento cresce e, se os custos não estratégicos se mantiverem estáveis, a margem de lucro ganha volume.
4. Conte com a ajuda da tecnologia
Por fim, é importante contar com a ajuda da tecnologia. Bons softwares gerenciais ajudam a automatizar os principais procedimentos e relatórios financeiros, o que simplifica a vida do gestor e pode melhorar os resultados da loja.
Com a tecnologia, não precisará gastar muito tempo para levantar as principais métricas de vendas ou finanças, nem para extrair relatórios, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ou o balanço patrimonial. Então, poderá usar o tempo livre para criar novas estratégias e aumentar o lucro.
Enfim, agora você sabe como fazer uma boa gestão de franquias no varejo e aumentar sua margem de lucro. Deixar de se preocupar com a gestão pode trazer uma série de efeitos negativos para a loja, tornando-a mais onerosa e pouco competitiva no mercado.
Gostou do nosso artigo, certo? Saiba que o ótimo treinamento da sua equipe influencia a gestão e os resultados da sua franquia. Então, aproveite para ficar por dentro dos tipos de treinamento de vendas mais eficazes. Vamos lá!