Como se preparar e aumentar as vendas de fim de ano

As vendas de fim de ano é o momento chave para aumentar o faturamento da sua loja!

Dessa forma, o seu time de vendas deve estar preparado para que cada vendedor atenda a demanda do seu negócio durante este período. Em outras palavras, você deve se planejar muito bem para aumentar as vendas. Com muitas pessoas recebendo o 13º salário, as festividades e férias escolares, essa é a época perfeita para aumentar as vendas da sua loja.

Foi pensando nisso que a Casting criou este artigo com o intuito de ajudar você a superar este desafio, conquistando um grande aumento no faturamento. Portanto, se você ficou interessado, continue a leitura desse post com a gente!

Como se preparar para este período?

Nas vendas de final de ano, a equipe de vendas precisa pensar em promoções especiais para cada tipo de cliente. Os seus concorrentes, certamente, encontrarão uma forma de atrair as pessoas, portanto, comece a se planejar com muita antecedência.

Preparar o seu time para essa época exige alguns aspectos fundamentais que vamos tratar a seguir. Contudo, lembre-se que esse é um período crucial onde a equipe de vendas deve fazer um levantamento do seu fluxo de caixa. Em seguida, eles devem comparar o resultado obtido nas vendas de fim de ano com os outros meses. Dessa forma, a sua loja evitará problemas internos, como, por exemplo, o controle do estoque, e garantirá o sucesso nas vendas.

Além disso, analise o funcionamento da movimentação da loja em datas comemorativas para preparar os estoques e realizar as campanhas publicitárias.

Como atrair os clientes do jeito certo?

Antes de mais nada, lembre-se de planejar muito bem as ações de marketing durante as festas de fim de ano. O seu time de vendas pode oferecer descontos especiais, brindes e muitos outros atrativos para encantar os clientes.

Use e abuse da sua criatividade para criar maneiras de chamar a atenção dos consumidores, utilizando as suas redes sociais ou até o visual merchandising. Se desejar ser bem-sucedido nesta época, elabore as estratégias com todos os recursos disponíveis que poderão chamar a atenção dos clientes para a sua loja.

Capacite o seu time para esta época

Ter um time de vendas capacitado para lidar com os clientes nesta época pode levar um certo tempo. Logo, contratar colaboradores muito próximo dessas festividades pode comprometer a produtividade. Afinal, será preciso ter mais pessoas para atender a grande demanda com um bom processo de logística.

Outro ponto crucial para o aumento das vendas no fim de ano são as formas de pagamento disponíveis. Aceitar cartões de débito, crédito e o pagamento via pix é essencial para o bom funcionamento da loja.

Além disso, desenvolva campanhas publicitárias que comuniquem o que o cliente deseja ouvir. Assim, é mais simples que ele prossiga pela jornada de compra até a realização da venda. Além disso, não esqueça de definir as metas de vendas de fim de ano e o lucro que a loja deve obter.

A preparação temática nas vendas de final de ano

O time de vendas deve ser educado durante o atendimento ao cliente, desejando boas festas para cada um deles.

O planejamento para vendas de fim de ano começa com a decisão do empreendedor de alcançar os resultados das metas estabelecidas. Assim, serão criadas as estratégias para aumentar a produtividade. Por exemplo, o mix de produtos, as estratégias de comunicação do time, o recrutamento de novos vendedores e enfim, toda a estrutura da loja.

Planeje as campanhas com antecedência, principalmente se você for usar os canais de mídia tradicional. Ou seja, não deixe para procurar espaços para anunciar em jornais, revistas, outdoors, emissoras de rádio e televisão na última hora. Ao contrário, utilize as redes sociais para alcançar mais pessoas e leva-las para a sua loja física ou virtual.

Treinamento dos funcionários

Os vendedores precisam ser bem treinados para atender os clientes rapidamente. Invista em treinamento para capacitar os funcionários efetivos e temporários. Afinal, eles representam a sua loja perante o cliente e um bom atendimento gera fidelização. Como gestor, tenha em mente que vendedores devidamente treinados evitam erros e criam uma percepção positiva da sua loja ao cliente. Dessa forma, ele, por estar satisfeito, pode trazer um novo cliente e isso se torna um ciclo vicioso.

Além disso, os seus liderados devem ser motivados constantemente para que se sintam importante para você. Nesse sentido, estipule premiações para eles com uma comissão específica de acordo com o volume de vendas realizados e até um presente especial.

A sua loja terá sucesso e funcionários mais engajados com uma gestão humanizada. Não existe sentimento melhor do que ser valorizado pelo seu trabalho, ser motivado e crescer profissionalmente.

Defina metas com clareza

Todo planejamento deve ser realizado antecipadamente. Ou seja, não compre produtos sem antes saber quem é o seu público-alvo e sem estabelecer as suas metas de vendas. O fim de ano é um momento único para fechar negócio com as pessoas. Contudo, caso você tenha produtos no estoque após o final desse período, poderá prejudicar a sua loja.

Além disso, utilize o método S.M.A.R.T. para estabelecer as suas metas e mensurar o desempenho de cada funcionário com mais facilidade. No app da Casting, você consegue planejar melhor as suas metas e consegue aumentar o volume de vendas da sua loja.

Conclusão

Por fim, agora que você já sabe como vender nesse final de ano, ponha em prática essas dicas neste final de ano!

Casting nasceu com o objetivo de transformar a vida e o ramo de atividade dos empreendedores que atuam no varejo, tanto no Brasil como no exterior. Nós contribuímos com o crescimento de grandes marcas do mercado atualmente como, por exemplo, O Boticário, Arezzo, Grupo Nomura e muitas outras.

Portanto, se você deseja alcançar o crescimento dentro do seu segmento de atuação, nós queremos te ajudar! Entre em contato agora mesmo com a gente pelo telefone: +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria