7 dicas para fazer uma apresentação de proposta comercial incrível

A apresentação de proposta comercial é um ponto muito importante para sua relação com o cliente. Afinal, é através dela que ele entenderá melhor sobre você e o seu produto e decidir se irá realizar, ou não, a compra.

Uma boa apresentação de proposta comercial oferece uma série de benefícios. No entanto, é preciso saber como formulá-la de maneira objetiva, atraente e interessante. Você quer saber mais desse assunto? Então, confira como apresentar sua proposta comercial em nosso post.

O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento que contém a oferta de um produto ou serviço destinada para um cliente específico. Ela pode ser apresentada de forma física, digital ou pessoal e deve descrever os seus valores, como será executada a proposta comercial e etc.

A apresentação de proposta comercial significa comunicar, expressamente, como os seus produtos podem solucionar uma dor do cliente ou realizar algum sonho dele.

Fazer uma apresentação de proposta comercial incrível pode parecer um pouco complexo, afinal, este é documento com muitas variáveis. Apesar disso, investir nele é importante por, no mínimo, três motivos:

  • Aumenta a chance de fechamento da venda;
  • Promove uma ótima impressão do negócio;
  • Facilita a compreensão do cliente ou fornecedor.

Para ficar mais claro, proposta comercial consiste em uma apresentação de compra ou venda de algo. Arquitetos, por exemplo, fazem propostas comerciais para a restauração de imóveis. Já gestores, para a venda de determinados projetos, bens ou serviços.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado na hora de formular sua proposta comercial, tendo atenção a algumas dicas valiosas que separamos para você. Adiante, nós explicamos quais as principais dicas para apresentar uma proposta comercial matadora. Portanto, continue a leitura!

1- Conheça o seu público-alvo

Em primeiro lugar, uma boa apresentação comercial deve considerar o seu público-alvo. Em outras palavras, as pessoas que você está tentando convencer.

Seu público pode variar bastante. Pode ser uma pessoa física ou jurídica, um jovem ou idoso, homem ou mulher. Logo, é natural que sua apresentação também mude para compreender essas peculiaridades. Veja alguns itens comuns à definição de público-alvo:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Localidade;
  • Estilo de vida.

Por exemplo, imagine que você tenha uma loja que atue no ramo de jogos eletrônicos e o seu público é mais jovem. Pense nos seguintes fatores antes de apresentar sua proposta comercial. A sua loja venderá para um público majoritariamente masculino, com 17 anos, que gosta de jogar com os seus amigos. Por outro lado, o seu público pode ser majoritariamente masculino, casado, fazendo pós-graduação e que prefira jogar sozinho. Perceba que, por serem públicos diferentes, a maneira como você deverá apresentar a sua proposta comercial será diferente.

Lembre-se que, quanto mais informações você tiver do seu cliente, melhor será na hora da apresentação da proposta comercial. Afinal, os dados colhidos se transformarão em uma solução irrecusável e poderá encantar o cliente, tornando fiel à sua loja.

Quando você tem uma visão clara sobre quem é seu público, pode formular uma proposta impactante, objetiva e que converse adequadamente com seu cliente. Assim, as chances de obter sucesso e fechar um bom acordo são maiores.

2- Tenha um objetivo claro em mente

Agora que conhece o seu público, antes de começar a escrever, é interessante pensar no objetivo central da sua proposta comercial.

Você pode ter o objetivo de oferecer uma visão rápida e panorâmica sobre o bem ou serviço da empresa. Também pode querer se aprofundar ao máximo, explicando os detalhes da sua proposta. Ou, ainda, criar uma proposta fluida, atraente e interessante.

Portanto, se você quer apresentar a sua proposta comercial de forma irresistível, lembre-se de inserir as seguintes informações nela:

  • Objetivo dos serviços oferecidos;
  • Processo (incluindo ferramentas que serão utilizadas);
  • Prazo de apresentação dos resultados almejados;

Nesse sentido, se a sua loja já está há um tempo no mercado, detalhe todos os serviços que serão prestados àquele cliente específico. Assim, a sua apresentação de proposta comercial mostrará a seriedade do seu negócio.

Porém, tenha em mente de que não é um documento estático. Ou seja, ela deverá se adaptar ao perfil do seu cliente, bem como, o porte da sua loja.

Uma coisa é certa: ao contar com um objetivo, terá mais facilidade em produzir e seguir uma direção coerente do início ao fim da proposta comercial.

Nesse caso, vale usar a ferramenta 5W2H como guia inicial. Ela permite que você reflita sobre 7 questões — o que deve ser feito? Por quê? Como? Quem fará isso? Quando? Onde? Quanto custará? — e delimite o objetivo da proposta com mais eficácia.

3- Conheça profundamente seus números

Toda proposta comercial, tanto de compra quanto de venda, depende de um sólido conhecimento dos números. Com isso, poderá entender se existe margem para negociação, como os números afetam o desempenho da empresa e dos resultados finais.

Mas, afinal, quais números são esses? Depende muito da sua proposta. Se você está vendendo um projeto, por exemplo, precisa conhecer os custos envolvidos, o lucro líquido esperado, o potencial de retorno sobre investimento, entre outras coisas.

Nesse caso, se você não conhece bem seus números, o mais interessante é elaborar uma proposta ao lado de alguém do setor financeiro. Além disso, esses números estarão em constante transformação, de acordo com a realidade de cada empreendimento, bem como, a economia da nação. Por exemplo, uma loja que vende ar condicionado poderá ter seus números afetados em épocas mais frias. Afinal, o período de vendas sazonais chega para todos e você precisa se preparar para esses momentos.

Por outro lado, em datas comemorativas como o Black Friday, os números da sua loja poderão ser muito maiores. Portanto, busque sempre analisar os resultados da sua loja e, assim, você poderá apresentar uma proposta comercial matadora.

Também é importante contar com metas em relação aos números. Por exemplo, manter a margem de lucro de 30% no projeto ou ter um retorno sobre o investimento de 15%. Desse modo, terá mais chances de montar uma proposta financeiramente atraente e que levará a sua loja para um patamar mais elevado.

4- Comunique-se com muita clareza

Se você conhece seu cliente, seus números e tem um objetivo claro, poderá fazer uma proposta (como um documento) incrível. Mesmo assim, é preciso de outro elemento-chave: a comunicação. Sem uma boa comunicação, o resultado não será o esperado. Em outras palavras, saiba que, não adiantar ter uma proposta comercial impressionante, você precisa saber como comunicar isso ao cliente.

Nesse caso, é preciso treinar a si mesmo. Você deve se fazer entendido, sem muitos rodeios ou deslizes para explicar o que deseja.

Uma das principais dicas para se comunicar bem é: tenha segurança. Saiba exatamente o que está falando e mostre ao cliente que tem confiança. Se você ficar inseguro, seu cliente também ficará. Assim, poderá perder as rédeas da situação.

Também é importante evitar gírias ou linguagens técnicas que criam um ruído na comunicação. Por isso é tão importante conhecer o seu público alvo, você deve se comunicar de acordo com o perfil dele. Se ele é mais sério, aja com seriedade ao apresentar a sua proposta comercial. Por outro lado, caso haja uma abertura para isso, você pode deixar o ambiente mais descontraído, fazendo uma brincadeira que seja comum ao seu nicho.

Se seu cliente não compreende sua linguagem, terá dificuldades de processar a proposta e avaliar seu benefício. Logo, o provável é que recue. Portanto, antes da apresentação da sua proposta comercial, estude bem o assunto, o que você deve dizer e mantenha a calma ao apresenta-la.

5- Evite sobretudo o excesso

No intuito de estabelecer uma comunicação e transmitir segurança, algumas pessoas acabam pecando pelo excesso. Ou seja, formulam apresentações longas e até minuciosas demais, o que dificulta a compreensão e deixa o cliente mais inseguro. Além disso, fazer uma apresentação muito longa e com muitos detalhes não deixa apenas o cliente mais inseguro, mas desmotivado a continuar te ouvindo. Não é essa a sensação que você gostaria que o seu cliente sinta enquanto você apresenta a sua proposta comercial, certo?

Nesse caso, lembre-se do antigo jargão “menos é mais”, isso significa que você deve aprender a ter uma comunicação assertiva. Para fazer isso, deixe na sua proposta comercial apenas o que é realmente importante, elimine o excesso de números, letras miúdas ou cláusulas. Tudo isso pode ser posto em um contrato legal, caso seja necessário.

Coloque em destaque as informações que mais importam ao seu público. Por exemplo, quanto ele vai pagar, quais benefícios pode obter e qual o prazo para que isso ocorra. Dessa forma, quando o cliente entende o quanto investir e o que receberá em troca, o interesse dele em fechar negócio com você ocorrerá naturalmente.

Caso exista alguma dúvida, disponha-se a responder pessoalmente. Assim, além de não sobrecarregar o cliente com informações, poderá criar um vínculo mais próximo e mostrar que realmente entende do assunto. Por consequência, você terá melhores resultados ao apresentar sua proposta comercial e levará o cliente a consumir o seu produto várias vezes.

6- Conte com elementos visuais atraentes

Uma proposta deve contar com elementos visuais atraentes. Atualmente, com a utilização cada vez mais frequente das redes sociais, o mundo corporativo tem investido na sua identidade visual. Existem estudos que comprovam que mais de 80% da comunicação humana é não verbal, logo, isso mostra a importância de se investir em elementos visuais.

Com isso, um negócio transmite uma série de mensagens positivas ao público-alvo, por exemplo, que você é organizado e quer oferecer a melhor experiência possível. Como resultado, a sua loja acaba fortalecendo o seu branding e este fator é muito importante para o cliente feche negócio com você.

Em documentos, aposte em uma fonte de texto interessante, impressão de alta qualidade e documentos com layout planejado. Além disso, use pastas com a logo da sua empresa ou do projeto que está em andamento. Assim, conseguirá transmitir mais qualidade e autoridade para o seu cliente.

Na sua apresentação, aproveite para montar um slide visualmente agradável, a imagem tem o poder de prender atenção do seu interlocutor. Novamente, elimine os excessos e deixe apenas as informações que interessam, é seu papel explicá-las.

Aproveite, ainda, para investir na sua imagem pessoal. Vista-se bem, saiba como usar a linguagem não verbal e tenha uma boa postura ao longo da apresentação. Mesmo que não queira, sua imagem diz muito e pode influenciar o sucesso da proposta.

Com todos esses elementos visuais à sua disposição, a apresentação da sua proposta comercial será um sucesso!

7 – Mostre os seus diferenciais

Nos passos anteriores, nós te mostramos os passos básicos para uma boa apresentação de proposta comercial. Porém, lembre-se que o seu concorrente pode já estar fazendo isso. Ou seja, você deve mostrar ao seu cliente o por que ele deve fechar negócio com você.

Nesse sentido, insira os seus diferenciais de mercado, o que diferencia a sua loja das demais no seu segmento. Assim, você poderá fechar negócio com os clientes certo e se tornar um case de sucesso.

Conclusão

Veja, agora você está por dentro do assunto e pronto para apresentar a sua proposta comercial com segurança.

Lembre-se sempre que uma boa apresentação de proposta comercial depende, em princípio, de quem é o seu público-alvo. Também é preciso ter um objetivo claro, conhecer os números da empresa e se comunicar com muita qualidade. Por fim, evite o excesso e aposte em elementos visuais atraentes. Dessa forma, você estará à frente de muitos outros negócios na hora de apresentar a sua proposta comercial.

Portanto, a partir de agora, você deve colocar em prática cada uma das dicas que estão nesse artigo. Assim, você conseguirá fechar negócios com os seus clientes e a sua loja experimentará um crescimento exponencial

Gostou do artigo? Então aproveite para acompanhar o nosso blog e aprender mais sobre vendas, gestão e negócios. Da mesma forma, você pode nos seguir nas nossas redes sócias, é fácil, basta curtir nossa página do Facebook e acompanhar nossas novidades. O nosso objetivo é criar conteúdo relevante para que o seu negócio cresça e se destaque no seu segmento, tornando uma referência para outros empreendedores.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria