A importância da cultura corporativa na sua loja

Atualmente, a cultura corporativa ou organizacional é assunto muito discutido entre os empreendedores. Mas o que é essa cultura e porque ela é tão importante assim para o seu negócio?

Não se preocupe, para sanar esta dúvida, a Casting preparou este artigo para que você possa entender tudo sobre este tema. Então, continue a leitura desse post!

O que é a cultura corporativa?

De modo geral, quando nos referimos a cultura, estamos falando sobre hábitos e costumes repetidos diversas vezes por pessoas de determinado local. Ao realizar essas ações, elas se tornam naturais para quem as realiza constantemente.

Já a cultura corporativa se refere a este mesmo conceito, porém, dentro do ambiente de trabalho. Ou seja, é um conjunto de regras que ajudam a formar a maneira como aquelas pessoas lidam com as situações do dia a dia.

Por exemplo, imagine uma loja onde os gerentes estão sempre cobrando resultados dos seus vendedores, pressionando-os constantemente a alcançar as metas de vendas. Esse lugar terá sérios problemas, não apenas no quesito comercial, mas em questão como o índice de turn over.

Em outras palavras, a cultura corporativa forma a “personalidade” de cada negócio. Dessa forma, isso irá afetar a imagem da loja perante o mercado, criando uma percepção nos clientes e parceiros.

Tenha em mente que essa cultura deve ser aplicada em toda e qualquer ação que você fizer na sua loja. Além disso, todos, sem distinção, devem cumprir cada uma das normas, desde o estagiário até o CEO.

Porque a cultura corporativa é importante?

Se você viajou para outro país ou até mesmo, outra região do Brasil, você deve ter sentido a diferença de cultura. Pois é! O mesmo se aplica dentro do ambiente corporativo, apesar dos funcionários não tenham uma cultura local distante, é possível sentir a diferença na cultura organizacional.

Essa diferença pode afetar a produtividade, afinal, as diferenças nos ritmos de trabalho podem gerar problemas como:

  • Criação de gargalos na produção;
  • Aumento na recorrência de erros por conta de uma comunicação falha;
  • Resultados não alcançados.

A implantação de uma cultura organizacional pode proporcionar muitos benefícios ao seu negócio e aos seus funcionários. Por exemplo, enquanto a sua loja tem conseguido aumentar as vendas, fidelizar clientes, expandir o negócio e outros objetivos relevantes para você. Os seus funcionários estarão mais felizes em trabalhar em um ambiente agradável e que esteja de acordo com os seus princípios e valores. Contudo, lembre-se que este segundo influencia o primeiro, logo, você deve criar uma cultura corporativa pensando nos seus funcionários.

Como implementar a cultura corporativa dentro da empresa?

Ao criar uma boa cultura corporativa, pense em como você quer que ela reflita os valores e princípios da sua loja. Muitos gestores têm dificuldade de implantar uma boa cultura corporativa e isso acaba atrapalhando o processo de crescimento da sua loja.

A seguir, nós vamos te dar algumas dicas para que você possa criar e implantar uma cultura organizacional na sua loja. Vamos lá?

1- Faça um diagnóstico na sua loja

Em primeiro lugar, você deve analisar a situação atual da sua loja, incluindo elementos como a infraestrutura, gestão e o posicionamento no mercado. Analise como está o seu modelo de gestão, o plano de salários, benefícios e promoções, o estilo de liderança e etc.

Para conseguir esse resultado, os gestores precisam colher as opiniões de muitos profissionais e pessoas envolvidos. Faça uma pesquisa de satisfação interna para saber o que os seus funcionários pensam da sua loja.

2- Estabelecer a missão, visão e valores da empresa

Esses três conceitos vão dar o tom para os direcionamentos do seu negócio e ele irá impactar, diretamente, no seu branding. Veja a seguir o seu significado:

  • Missão: se refere a razão pela qual ela foi criada. Por exemplo, uma loja de moda plus size existe para que pessoas se vistam com tranquilidade.
  • Visão: é o objetivo que a sua loja quer alcançar, normalmente, ele será realizado a longo prazo;
  • Valores: é o conjunto de princípios que ditam as ações e comportamento dos indivíduos.

Esses 3 conceitos são fundamentais para a construção de um planejamento estratégico e a implantação da cultura organizacional. Portanto, busque sempre revisitá-lo e alinhá-lo ao momento atual da sua loja.

3- Informe os colaboradores sobre a empresa

Muitas pessoas, após realizar o recrutamento e seleção de pessoas, somente alocam os funcionários contratados em seus postos e aguardam os resultados. Porém, para implantar uma boa cultura organizacional, você não deve fazer isso!

A comunicação é fundamental para o bom funcionamento da sua loja. Contudo, isso não quer dizer que o seu ponto de partida seja sempre dos funcionários. Ao contrário, busque sempre explicar ao novo colaborador qual os princípios e valores da loja, qual os objetivos e etc.

Afinal, quando ele conhece os objetivos da sua loja, suas dificuldades, seus pontos fortes e afins, ele estará mais convicto a alcançar as metas estabelecidas.

Para se criar uma boa comunicação entre a gestão e os funcionários, adote algumas maneiras para torna-la mais interessante. Por exemplo, tenha boletins informativos contendo informações relevantes sobre a cultura da sua loja. Além disso, você pode adotar uma caixa de sugestões para os seus colaboradores possam dar um feedback e ajudar a torna-la melhor. Por fim, os canais de mensagens instantâneas que servem para tornar a comunicação entre setores mais assertiva e simples.

4- Seja transparente com as pessoas

Além de ser um fator muito relevante em grandes marcas de sucesso no mercado, a transparência é muito valorizada dentro de princípios morais. Ou seja, é uma qualidade que muitas pessoas admiram.

Logo, ao ser transparente, a tendência é que os seus funcionários possam se tornar mais engajado com a sua loja. Para criar essa cultura de transparência, busque esclarecer todas as questões que causem algum impacto no trabalho das pessoas. Porém, isso não deve se aplicar a informações de caráter confidencial.

 5- Busque pessoas com o perfil da sua loja

Não adianta criar uma boa cultura corporativa, se os seus colabores não se identificam com os valores dela. Calma, nós vamos te explicar melhor sobre isso.

Anteriormente, nós citamos a criação de uma boa cultura organizacional pode tornar as pessoas mais engajadas e sim, isso é verdade! Porém, elas precisam se identificar com tais valores. Por exemplo, imagina uma loja com uma cultura corporativa um pouco mais formal, contratar uma pessoa mais despojada poderá ser ruim para ambos. Logo, é importante que contrate pessoas que se identifiquem com o perfil do seu negócio.

Avalie, por exemplo, quais são os planos futuros do candidato, se ela deseja permanecer na área ou fazer uma transição de carreira. Além disso, veja se ela tem uma veia empreendedora e a habilidade de trazer soluções criativas para a mesa.

Por fim, busque criar planos para reter estes talentos no seu negócio, para isso adote os seguintes objetivos:

  • Desenvolva um plano de carreira que seja atrativo;
  • Dê a palavra para que as pessoas façam sugestões;
  • Forneça benefícios que são desejados pelos seus funcionários;
  • Realize treinamentos acompanhados de promoções.

Dessa forma, a sua loja terá uma boa cultura corporativa e ela viverá um crescimento exponencial.

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre o universo do varejo.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Galeria