Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u252246974/domains/cstng.com/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u252246974/domains/cstng.com/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u252246974/domains/cstng.com/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u252246974/domains/cstng.com/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
As melhores práticas de treinamento e desenvolvimento de equipes

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u252246974/domains/cstng.com/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Conheça as melhores práticas de treinamento e desenvolvimento de equipes

Para conquistar o sucesso no mercado corporativo, você deve investir em treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários. Afinal, o varejo está em constante transformação e, caso você não se atentar as tendências, pode acabar ficando para trás. Não é isso que você quer, certo? Nós também não!

Dessa forma, por compreendermos o quão importante é treinar e desenvolver o seu time para atingir os objetivos propostos por você, criamos este artigo. Na Casting, temos o objetivo de ensinar os varejistas a aumentar o seu faturamento e ter uma loja de sucesso.

Portanto, se você ficou interessado sobre o tema deste artigo, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

Porque aplicar treinamento ao meu time?

As empresas têm investido cada vez mais na capacitação de seus colaboradores, através de programas de treinamento e desenvolvimento de equipes. Esses programas proporcionam diversas vantagens tanto para os funcionários quanto para a empresa. Por exemplo, se alguém do seu time de vendas tem dificuldade em ter uma comunicação assertiva, você pode criar estratégias para desenvolver essa habilidade. Ou então, quando um novo vendedor é contratado, use as estratégias de ramp up para ajudá-lo a alcançar as metas mais rapidamente.

Com o objetivo de melhorar as funções diárias, o treinamento proporciona aplicação nas ações comuns. Ou seja, quando falamos de treinamento, estamos nos referindo a um processo de curta duração que tem como objetivo aprimorar uma habilidade. Agora, falando sobre o desenvolvimento, seu intuito é preparar a equipe, ou seja, programas para ações promocionais, liderança, coaching etc. Em outras palavras, o desenvolvimento compreende um conjunto de práticas que visam resultados a longo prazo. Logo, o desenvolvimento de uma pessoa é, de certa forma, a soma de todos os treinamentos que ela participou na sua jornada profissional.

Para o funcionário, os treinamentos são fundamentais para adquirir novos conhecimentos e aprimorar habilidades e atitudes. Já para a empresa, o investimento na capacitação dos colaboradores pode gerar um aumento na produtividade e facilitar a realização dos principais objetivos da organização.

Benefícios de uma equipe bem treinada e desenvolvida

O processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas da sua organização é muito importante para o seu crescimento e, além disso, traz inúmeros benefícios. Afinal, os programas de capacitação, no geral, visam a qualificação profissional, a melhoria nas relações interpessoais. Juntamente com isso, promovem a segurança no trabalho e melhoram as capacidades profissionais e pessoais dos colaboradores.

Se compararmos os números de horas de treinamento médio no Brasil, chegamos a praticamente a metade em relação a outros países. Sendo assim, essa falta de treinamento e desenvolvimento dos profissionais pode afetar toda a empresa, então, não deixe de dar atenção a fator tão importante.

Nesse sentido, conheça alguns dos principais benefícios que o processo de treinamento e desenvolvido de equipes pode te proporcionar.

1- Promove uma experiência incrível ao cliente

Saber como oferecer uma experiência de compra incrível ao seu cliente é o sonho de todo empreendedor, correto?

Uma equipe muito bem treinada e desenvolvida pode te ajudar nisso, afinal, para que o seu time chegue nesse patamar, ela precisa constantemente ser aperfeiçoada. Por exemplo, a pandemia e o avanço tecnológico trazidos por ela criaram novos hábitos de consumo, assim, surgiram também os chamados “vendedores do futuro”.

Além disso, um bom time de treinamento e desenvolvimento de pessoas faz com que a sua equipe de vendas fidelize os seus clientes. Lembre-se que ter um bom atendimento ao cliente é importante no processo de construção de branding e isso poderá gerar compras recorrentes.

2- Contribui para o aumento da produtividade

Ao investir em treinamento e desenvolvimento do seu time, a tendência é que eles executem melhor o trabalho e, assim, haverá um aumento na produtividade.

Quando você possui uma equipe bem treinada e que busca se desenvolver constantemente, ela consegue até mesmo descobrir novas formas de atingir os objetivos estabelecidos. O treinamento e desenvolvimento são uma ferramenta para que eles alcancem resultados cada vez maiores.

Além disso, profissionais sem treinamento podem trazer resultados negativos em seu atendimento e desenvolvimento. Esse aperfeiçoamento da equipe deve ser visto como um investimento para toda a empresa.

3- Evita retrabalho

Dentro do mundo corporativo, o retrabalho é responsável por desmotivar as pessoas dentro de uma companhia. Afinal, uma loja saudável possui um fluxo contínuo de clientes e ter que refazer um trabalho por conta de um erro é desestimulante.

Dessa forma, invista em treinamento e desenvolvimento das pessoas da sua equipe e você verá essas situações se tornando cada vez mais raras. Então, o seu time de vendas poderá se engajar no que realmente importa, fechar mais vendas.

Como treinar e desenvolver os meus funcionários?

Para estruturar um bom processo de treinamento e desenvolvimento, você deve dividi-lo em 4 etapas que são: diagnóstico, planejamento, execução e avaliação.

No entanto, para que eles sejam realmente eficientes, é muito importante se atentar às melhores práticas de treinamento e desenvolvimento de equipes. Nesse artigo vamos te apresentar algumas delas. Confira!

1- Diagnóstico

Antes de tudo, para que você possa treinar e desenvolver o seu time, faça um diagnóstico antes, ou seja, entenda quais são as suas dificuldades. Converse com o seu time sobre os resultados para compreender o que está impedindo eles de alcançarem as metas estabelecidas.

Esse diagnóstico pode ser feito de muitas formas, você pode, por exemplo, se reunir com todo o time ou fazer um one-on-one. Além disso, criar um formulário para realizar essa pesquisa também é muito eficiente, afinal, manter a identidade das pessoas em segredo as deixa mais tranquilas.

2- Planejamento

Após entender quais são os obstáculos do seu time, utilize o método S.M.A.R.T para desenvolver as estratégias necessárias para mudar esse cenário. Em seguida, busque determinar qual será o formato do processo de treinamento e desenvolvimento, bem como, a sua duração e o orçamento disponível.

3- Execução

Agora que você conhece o problema e desenvolveu a solução, agora é hora de colocar a “mão na massa”!

Fique atento para que todo o processo de treinamento e desenvolvimento não saia do seu controle. Contudo, tenha em mente que nem todos os fatores estão sob o seu controle. Por exemplo, você pode preparar um treinamento em vídeo e o sistema não funcionar.

4- Avaliação

Conforme as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento forem concluídas, avalie o desempenho dos seus funcionários para entender se os resultados foram efetivos. Mas como analisar esses resultados de maneira correta?

Você pede um feedback dos participantes, criar indicadores de satisfação, analisar as métricas algumas semanas após a conclusão do treinamento.

Seguindo essas etapas, você poderá criar, executar e avaliar os resultados do processo de treinamento e desenvolvimento da sua loja. Contudo, existem outras práticas que nós separamos para ajudar você nesse processo, conheça algumas delas agora!

Estudos de caso

Em primeiro lugar, dentro do treinamento e desenvolvimento vemos uma prática muito usada, o estudo de caso. Nada mais é do que uma pesquisa que centraliza seus olhares na reposta das perguntas “como” e “por que”. Sendo assim, através da definição do assunto estudo, os participantes investigam informações que serão importantes para o aprendizado.

O objetivo é descobrir como eles conseguiram atingir x vendas em 1 mês, por exemplo. Essa é uma das perguntas que podemos utilizar para ir a fundo em situações de sucesso ou de fracasso. Em outras palavras, se trata daquele famoso “aprender o que não fazer” também é válido.

Nos estudos de caso, os colaboradores se deparam com uma situação para ser analisada e solucionada. Essa prática de treinamento geralmente é coletiva e estimula um debate muito enriquecedor sobre as possibilidades de resolução de uma determinada questão da empresa.

Os “cases”, como também são chamados, proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades, como a de análise, comunicação e persuasão. Eles permitem ainda aprender com base em uma experiência, seja ela real ou fictícia. Esse tipo de treinamento também pode ser muito eficiente para melhorar a habilidade da equipe na resolução de problemas. Juntamente com isso, ele também serve para desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe.

Podemos encontrar muitas vantagens no estudo de casos para treinamento e desenvolvimento da equipe como por exemplo, conceder autoridade sobre determinado assunto. Ou seja, a partir das análises desses cases é possível tornar-se especialista sobre os assuntos estudados, inclusive sobre produtos que sua loja vende.

Palestras

As palestras são muito comuns em programas de treinamento e desenvolvimento e é uma excelente maneira de proporcionar atualização profissional aos colaboradores. Por isso, essa prática permite atingir uma grande quantidade de funcionários, sem grandes custos para a organização.

Além de possibilitar uma qualificação básica em determinado assunto, as palestras são ótimas estratégias para integração e melhoria da comunicação da equipe. Assim, você estará trazendo resultados muito positivos em relação ao aumento da produtividade.

Dentro do treinamento e desenvolvimento de um time as palestras são partes essenciais para informar ou ensinar sobre diferentes temas. Elas normalmente acontecem por cerca de 1 a 2 horas e são concentradas em uma pessoa apenas falando.

Além disso, nas palestras também ocorre, normalmente ao final, um espaço para dúvidas onde será a interação do público com o palestrante.

Já os workshops são diferenciados das palestras. Para o treinamento e desenvolvimento da sua equipe os workshops focam no tema de forma mais aprofundada, utilizando a prática. No entanto, o maior diferencial entre eles e a palestra comum é a interação com o público.

Nesse tipo de treinamento as abordagens são dinâmicas e os participantes podem compartilhar informações. Já a sua duração, diferentemente das palestras, é mais extensa. Sendo assim, os workshops podem chegar a 8 horas de duração em um único dia.

Agora, quando falamos em cursos devemos pensar na formação profissional. Pois, seu principal objetivo é focar e ensinar determinado assunto, contendo grade curricular, podendo ser teórico ou prático.

A duração dos cursos pode variar de acordo com o assunto e a quantidade de aulas, assim como a quantidade de participantes. Essa é uma ótima prática para capacitação no treinamento e desenvolvimento da sua empresa.

Rotação de trabalho

Também chamado de “job rotation”, essa prática é uma excelente maneira de preparar profissionais para assumir novos cargos em sua carreira. Esse tipo de treinamento permite que o colaborador passe por experiências variadas, em diversos tipos de atuação. Além disso, essa prática tem a finalidade de expandir as habilidades, conhecimentos e capacidades dele.

Essa prática permite que os colaboradores assumam novas posições estratégicas na organização e deve ser bem planejado, tendo uma duração de no mínimo 6 meses.

Além disso, essa prática é ótima para o treinamento e desenvolvimento de seu time. Ela é usada também pelo RH para integrar os novos funcionários da melhor forma possível. Isso auxilia no desenvolvimento, produção e entrega desse novo colaborador.

Entre as vantagens do job rotation podemos mencionar: engajamento, entendimento sobre a empresa, identificação e gestão de talentos. Juntamente com essas vantagens, essa prática também desenvolve empatia entre colaboradores, mais produtividade e menor custo.

No entanto, como todas as práticas de treinamento e desenvolvimento, a rotação de trabalho apresenta algumas desvantagens que devem ser observadas. Dentre eles podemos citar: conhecimento limitado, atraso no processo produtivo e aprendizado constantemente interrompido.

Por isso, aprenda a maneira correta de aplicar essa técnica na sua empresa. Confira essa dica que trará ótimos resultados à sua equipe:

Avalie seu time

Uma avaliação de desempenho é necessária para avaliar cada funcionário. Com isso será possível entender quais são os pontos fortes e fracos de cada um, avaliar suas competências técnicas e pessoais. A partir dessas avaliações é possível planejar em qual setor cada funcionário ficará. Do mesmo modo, esta etapa de avaliação decidirá como será seu treinamento e sua resposta perante a prática de treinamento e desenvolvimento.

Autogestão

Incentivar a autogestão da equipe pode ser também uma ótima prática de treinamento. Esse processo possibilita que a equipe tome decisões de maneira autônoma, sem que seja necessário um direcionamento por parte dos gestores.

Isso proporciona uma aceleração nos processos de trabalho e estimula a proatividade da equipe. Sendo assim, como consequência há uma melhora no clima organizacional e na performance dos colaboradores.

Chamamos de autogestão as práticas de treinamento e desenvolvimento da equipe que tem o intuito de distribuir a autoridade para cada um dos funcionários. Ou seja, não existe mais um reporte ao superior, porém todos seguem regras previamente estabelecidas.

É uma gestão horizontal onde não existe chefe ou subordinado. Algumas das vantagens desse tipo de prática é a melhora no desempenho da equipe e maior capacidade de adaptação.

No entanto, a transição não é simples, não é algo comum que vemos em todas as empresas e por isso pode demandar tempo e energia. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário começar aos poucos e, além disso, a gestão precisa ter confiança em seu time.

Algo que é necessário desmistificar é a percepção de que não existem líderes na autogestão. O que acontece na autogestão é que, em cada situação, diferentes líderes vão surgindo. Ou seja, várias oportunidades de liderança podem aparecer de acordo com o momento ou o desafio que virá.

Out Company

Também conhecido como treinamento fora da empresa, o out company veio para trazer a capacitação dos times em um ambiente diferente. Alguns modelos desse tipo de treinamento e desenvolvimento para sua equipe são as feiras, congressos e palestras externas.

O desafio desse tipo de prática é o custo que implica para a empresa levando em consideração que alguns desses treinamentos serão em outras cidades. Dessa forma, esses fatores poderão trazer custos extras, como por exemplo, deslocamento dos funcionários até o local, alimentação e alguns outros fatores. Por isso, a opção é enviar apenas alguns colaboradores e, quando retornarem, eles passem o aprendizado para o restante do time.

Com o aumento de home office nos últimos tempos, o Out Company também está acontecendo, mas digitalmente. O modelo de treinamento a distância tem crescido muito e está cada vez mais satisfatório.

Sendo assim, o que antes era visto como ineficaz, hoje é essencial. Cursos online, universidades corporativas, workshops, todos esses são exemplos de práticas de treinamento e desenvolvimento da equipe que podem ser feitos digitalmente, fora da empresa. Um ambiente diferenciado, que com certeza trará mais ânimo para os seus funcionários.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Essas são algumas das melhores práticas de treinamento e desenvolvimento. No entanto, só isso não é o bastante para garantir de fato a eficiência dos programas. Além disso, conforme citamos anteriormente, é necessário se atentar a outros dois fatores: o levantamento de necessidades e o acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Através do levantamento de necessidades, é possível verificar qual é de fato a demanda para aquela equipe ou setor, ou seja, diagnosticar o problema. Assim, você acaba evitando que se gastem recursos com treinamentos que não atendem as reais necessidades dos colaboradores naquele momento. Já analisando os indicadores de desempenho, é possível verificar se o treinamento atingiu o objetivo esperado. Ou seja, avalie o desempenho de cada colaborador e veja se foi realmente útil para promover melhorias na equipe.

Dessa forma é possível programar as próximas práticas de treinamento e desenvolvimento de seu time, com estratégia e foco no que realmente precisa.

Conclusão

Agora que você aprendeu como aplicar os processos de treinamento e desenvolvimento do seu time na sua loja, coloque em prática a partir de hoje!

Nós estamos sempre trabalhando para que cada vez mais empreendedores como você cresçam e tenham sucesso no seu negócio. Portanto, se você deseja conhecer mais sobre a Casting, acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo do varejo.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais!

Este post também está disponível em: Português (Portugués, Brasil)

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Envie-nos um e-mail

Entre em contato através do formulário abaixo ou diretamente no telefone ou e-mail