O acúmulo de custos em um estabelecimento pode torná-lo menos competitivo, além de mitigar seus lucros operacionais. Logo, é vital conhecer algumas técnicas para redução de custos no varejo.
Ter lucros, certamente, é o objetivo de todo lojista ao iniciar um negócio.
Obviamente o lucro não é o único objetivo, mas é um dos focos de atuação de qualquer empresário.
A grande questão é que lucro não se trata apensas do resultado de vendas. Já que do resultado é preciso subtrair valores que vão desde o investimento no crescimento do negócio à folha de pagamento e comissão dos vendedores.
A verdade é que o lucro só pode ser mensurado após o custo do negócio. E esse custo, mal administrado, pode diminuir de forma considerável a margem de lucro da sua loja.
Sendo assim, a redução de custos deve ser vista como uma prioridade dentro das empresas. Afinal, com ela é possível construir um negócio “enxuto”, lucrativo e competitivo no mercado.
Sem isso, no entanto, pega-se um breve caminho para o insucesso.
Sabemos da importância do assunto e, por esse motivo, criamos esse artigo para você. Hoje, entenda como é possível ter uma redução de custos saudável, que beneficie o negócio e as equipes de trabalho. Continue a leitura!
Conte com um bom software de desempenho
É cada vez mais importante contar com tecnologias a favor do estabelecimento, garantindo que os processos diários sejam mais bem executados.
Contar com um software de gestão de desempenho de vendas é primordial para acompanhar os resultados da sua loja. Com esse tipo de tecnologia é possível administrar os resultados de vendas, o desempenho de cada vendedor, controlar o seu estoque e até entender o que é custo e o que é investimento na sua loja.
Um sistema de gestão de desempenho é útil para definir metas SMART, simplificar os processos diários e fazer a adequada gestão e desenvolvimento dos talentos. Logo, melhores resultados, incluindo financeiros, serão atingidos.
Falando nisso, você sabia que é exatamente isso que a Solução Casting oferece para sua empresa?
Com a Solução Casting você pode realizar a gestão de todo o processo de vendas de sua loja, acompanhando desde o estoque à jornada do seu cliente. Além de possuir módulos voltados para treinamentos e desenvolvimento de habilidades essenciais para sua equipe de vendas.
E o melhor, é que a Solução Casting está disponível em versão móbile, totalmente intuitiva e de fácil acesso.
Quer saber mais sobre isso e como ela pode te ajudar no controle de custos da sua loja? Então aproveite para entrar em contato com nossa equipe e solicitar todos os detalhes dessa tecnologia.
Entenda o que são custos estratégicos e não estratégicos
Primeiramente é preciso ter maior clareza sobre os custos. Divida-os em estratégicos — que geram novos negócios ou potencializam os resultados, como ações de marketing ou sistemas de gestão — e não estratégicos —, necessários apenas ao funcionamento, como aluguel, energia, água, custos fixos obrigatórios.
Foque na redução de custos não estratégicos, uma vez que eles não afetam a competitividade do negócio nem mesmo a satisfação dos funcionários. Para isso, renegocie o aluguel ou busque por planos que melhor se encaixem no consumo de energia, por exemplo.
Importante frisar que custos estratégicos são investimentos. E, portanto, são primordiais para o crescimento da sua loja.
É muito comum que, em busca de maiores margens de lucros, os lojistas acabem cortando investimentos. E esse é um erro grave. Deixar de investir no desenvolvimento da equipe ou em ações estratégicas de marketing e vendas pode causar a estagnação do seu negócio e ter efeito contrário aquele que você busca.
Conhecer bem o seu negócio e entender os investimentos necessários é primordial para evitar que você se confunda nessa classificação e acabe prejudicando seus resultados.
Renegocie valores com os fornecedores
Separados os modelos de custos, entenda como funciona seu fluxo de custos operacionais. Esses são os custos que podem ser administrados.
Através deles é que sua loja poderá promover a redução de custos que impactará o resultado financeiro do seu negócio.
Grande parte dos custos está alocada no estoque do varejo, portanto, é preciso renegociá-los com os fornecedores. Contudo, isso não deve ser deixado a cargo do analista de compras. É preciso se envolver pessoalmente.
Ligue ou, de preferência, vá até o fornecedor para renegociar. Informe que precisa de um preço mais atraente na compra dos insumos e que, se não conseguir, está disposto a buscar por outros fornecedores. Fale o percentual de desconto que deseja — como de 15% — e é muito provável que consiga.
No entanto, cuidado! Entender como seu fornecedor se comporta no mercado é primordial para ter sucesso nessa negociação. Estreitar os laços com seu fornecedor é diferente de criar distâncias.
Sendo assim, faça negociações que sejam plausíveis e tenha em mente que as melhores negociações são do tipo ganha-ganha.
Portanto, esteja disposto a oferecer ao seu fornecedor, alguma contrapartida, como melhor exposição dos produtos dele, só para exemplificar.
Defina um teto de gastos mensais
A maioria dos estabelecimentos comerciais não possui um teto de gastos. Sendo assim, os diversos setores não se preocupam se estão gastando pouco ou muito, já que não há limites definidos.
Pegue a folha de custos do último mês e, depois, defina de forma arbitraria um teto de gastos de 10% inferior. Repasse isso aos principais gerentes, supervisores ou operários da loja.
A redução de custos precisa ser um assunto de conhecimento de todos os envolvidos no seu negócio.
Sendo assim, para garantir uma cultura que preze pela redução de custos e crescimento do negócio é preciso investir na educação corporativa voltada para esse tópico. Dessa forma, mantenha uma comunicação clara com sua equipe a respeito da importância dessa redução de custos.
Nossa próxima dica é exatamente sobre isso.
Envolva a equipe na redução de custos
Toda a equipe de trabalho é crucial para a redução de custos. Ainda que não perceba, erros operacionais, faltas, atrasos repetitivos ou más negociações são custos que podem (e devem) ser evitados por ela. Por isso, envolva-a.
Informe ao time que, se o teto de gastos for respeitado, todos serão premiados. É possível oferecer uma recompensa financeira (como bonificação ou participação nos lucros) ou não financeira (como um almoço ou dia de folga remunerada).
Além disso, oferecer treinamentos a respeito de educação financeira pode ajuda-los a administrar as próprias finanças e, a partir disso, entenderem a importância da redução de custos no trabalho.
Entenda que oferecer treinamentos e oportunidades de desenvolvimento para seus vendedores é uma excelente estratégia de investimento que pode promover a redução de outros custos na operação do seu negócio.
Além disso, outros treinamentos que não estão diretamente ligados aos custos, podem ajudar. Exemplo disso são os treinamentos voltados para o atendimento.
Tenha em mente que, criar uma jornada de experiências para seu cliente a partir de um atendimento personalizado pode influenciar na fidelização desse cliente. Com isso, sua loja pode diminuir os custos com a atração de novos clientes.
Acompanhe e controle índices primordiais
Fazer a gestão do seu negócio é acompanhar e controlar de perto os principais indicadores da sua loja e da sua equipe.
E a gestão desses indicadores podem trazer informações valiosas sobre os custos do seu negócio. Exemplo disso é o índice de venda por produto.
Lembra do controle de estoque que falamos lá em cima? Pois é! Entender o comportamento dos seus clientes e quais produtos eles mais buscam te ajudará a administrar o seu estoque.
Com essa administração é possível planejar promoções que deem saída em produtos de baixa procura e investir na aquisição daqueles que despertam maior interesse dos seus clientes.
No entanto, isso só é possível se você fizer um acompanhamento constante dos resultados de vendas por produtos.
Inclusive, outra dica é que você tenha indicadores de redução de custos. Estabeleça metas de redução e construa indicadores junto com sua equipe de vendas.
Essas ações devem possibilitar que você meça os resultados e acompanhe de perto a performance desses indicadores.
Tenha um planejamento de vendas
Por fim, e não menos importante, tenha um planejamento de vendas.
Ter um planejamento de vendas é primordial para oferecer ao mercado os produtos certos, no momento certo.
Para isso, uma excelente estratégica e estudar o mercado em que sua loja está inserida e entender como o cliente desse mercado se comporta. Dados como produtos mais procurados, períodos de maior venda de cada produto, são primordiais para que seu planejamento seja eficaz.
Além disso, esteja atento as novidades. Se antecipar as tendências de mercado podem ser uma excelente alternativa de surpreender seu cliente, aumentar sua margem de lucro e, consequentemente, promover a redução de custos com itens de baixa procura num determinado período.
Concluindo
Como se pode observar, há diversas dicas que podem ser aplicadas para ter uma redução de custos no varejo. No final, será possível construir um estabelecimento muito mais próspero, lucrativo e atraente para futuros investimentos.
Sobretudo, tenha em mente que a redução de custos precisa beneficiar seu negócio suprimindo gastos, sem, no entanto, diminuir sua capacidade de vendas.
Dessa forma, tenha um bom planejamento, realize a gestão adequada de suas vendas e acompanhe de perto seus resultados. Tanto quanto planejar, acompanhar os resultados é uma excelente forme de identificar possíveis custos que podem comprometer seu resultado.
Gostou do conteúdo? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que a Casting tem para a gestão de vendas da sua loja? Assine agora mesmo a nossa newsletter e aproveite para acompanhar nossas novidades.
E não deixe de seguir a Casting nas redes sociais. Nossa equipe está sempre compartilhando novidades no Facebook, LinkedIn e Instagram
Este post também está disponível em: Português (Portuguese (Brazil))