Saúde mental – O que fazer e quais são os cuidados

O tema saúde mental, apesar de ser um desafio antigo, se tornou assunto prioritário para o varejo.

Há algum tempo, quando pensávamos no nosso “trabalho dos sonhos”, pensávamos em um emprego com um alto salário e cargos de liderança. Porém, com o passar dos anos, o conceito de sucesso no ambiente profissional mudou bastante.

Em outras palavras, se antigamente, as pessoas queriam um cargo alto e um holerite cheio de “zeros”, atualmente, muitos consideram alguns fatores além desses como:

  • A sua saúde Mental;
  • Conseguir estar mais tempo com a família;
  • E trabalhar com algo que goste.

Para um colaborador suportar todas as pressões atuais, principalmente após o início da pandemia, sem perder o foco na execução de suas tarefas e qualidade de vida, é quase impossível. Por isso veja agora quais os cuidados para manter uma boa saúde mental no ambiente profissional.

 Saúde Mental no ambiente profissional

Existem muitos gestores que, devido ao desejo de crescer e alcançar resultados rápidos, acabam cobrando, de forma excessiva a sua equipe. Dessa forma, ao invés de conquistarem suas metas, acabam desmotivando os seus funcionários.

No entanto, podemos ter como exemplo, o que está acontecendo com alguns atletas olímpicos, onde não estão conseguindo resultados satisfatórios. E o diagnóstico tem sido transtornos causados pela sua saúde mental.

O tema é muito avaliado nesse meio, porque são pessoas que se dedicam por anos em manter e buscar o melhor físico, com o melhor cuidado na sua alimentação. Esses atletas abriram mão de muitas questões pessoais para poder treinar arduamente. O pior de tudo é o sentimento de fracasso quando o resultado esperado não acontece. Da mesma forma, quando o seu time de vendas trabalha exaustivamente para alcançar as metas de vendas e não consegue, a saúde mental de todos poderá ser afetada.

Isso porque, toda essa pressão ao invés de gerar uma expectativa positiva, acaba trazendo, no grande dia de sua apresentação ou entrega, uma série de problemas emocionais. O que acaba impedindo a pessoa de chegar no seu melhor desempenho. Além disso, esses fatores aumentam o índice de turn over na sua loja, ou seja, os custos com demissão e contratação de pessoas crescem e o lucro diminui.

Isso mostra que o fator psicológico é tão, ou mais importante que o preparo físico, tanto para um atleta vitorioso, quanto para a sua loja.

Saúde mental – já está no radar das empresas

Uma empresa pode pensar: Cada um que cuide dos seus problemas! O empregado que deixe os problemas em casa! Mas, quem passa ou passou por transtornos causados por crise de ansiedade e depressão sabe o quanto a saúde mental é fundamental para o cumprimento das próprias tarefas diárias. Além disso, o capital humano é um dos (se não o mais) importante para um negócio que deseja ter sucesso no mercado.

Por exemplo, imagine uma loja de moda praia que estipula uma meta de vendas altíssima durante todo o ano e cobra os seus funcionários exaustivamente. Essa loja terá sérios problemas em épocas de vendas sazonais, pois, em dias frios, haverá uma baixa demanda e isso trará prejuízos para todos.

Dessa forma, os empreendedores precisam estar empenhados em manter a saúde mental dos seus funcionários. No entanto, pesquisas apontam que aproximadamente 20% da população sofre com algum tipo de transtorno relacionados a ansiedade e depressão. Um número que só cresce, em todas as classes sociais, independentemente de gênero. E até idade pois, a pior notícia é que, aumentou muito o número de crianças e adolescentes que já estão desenvolvendo problemas relacionado com a saúde mental como a crise do pânico, por exemplo. Que é um dos mais comuns.

Como começar a investir em saúde mental

Com todas essas mudanças no Brasil, as empresas que possuem benefícios relacionados à saúde mental são, atualmente, mais valorizadas no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho em 2021, as vagas de emprego que ofereceram auxílio a saúde mental e emocional tiveram um aumento de 1.215% em comparação à 2020. Ou seja, cada vez mais, as pessoas trabalham para viver e não o contrário!

Vários países do mundo já estão investindo metade do seu orçamento relacionado a saúde pública, com doenças relacionadas a saúde mental, e a outra metade em saúde por doenças físicas. Terapias por vídeo conferência, são novidades que já estão ajudando a combater esse crescimento. Nesse artigo vamos falar sobre o que uma empresa pode fazer para combater esse grande problema atual.

Uso de aplicativos faz que a tecnologia esteja a nosso favor

Grandes players mundiais estão oferecendo aplicativos com a missão de colaborar com a qualidade mental da população. Muitas dessas startups, são financiadas por grandes empresas de planos de saúde por exemplo, estão trabalhando para desenvolver novas ferramentas, usando a tecnologia como o nosso aliado principal.

Dessa forma, busque fechar parcerias profissionais especializados em saúde mental como psicólogos e psiquiatras, assim, você poderá oferecer benefícios valiosos para a sua equipe.

O uso de novos hábitos e cuidados

Para melhorar a nossa saúde mental, é necessário hábitos e cuidados específicos, como por exemplo a saúde física. Boa parte da população tem adequado na sua rotina semanal, separado tempo para o cuidado com o corpo físico, isso é excelente! Por outro lado, existe um pouco de distração quando se refere aos cuidados com a saúde mental. Portanto, se você deseja que seus funcionários tenham uma boa saúde mental, estimule-os a praticar atividades físicas, seja um esporte ou uma caminhada.

Além disso, invista também em cultura e arte na sua loja! Afinal, algumas pessoas realmente não são adeptas a fazer exercícios físicos, porém, ainda é possível ajudar elas a ter uma boa a saúde mental. Portanto, crie espaços de leitura, sala de jogos e outros locais de lazer e entretenimento. Ao contrário do que muitos pensam, isso é muito importante para preservar a saúde mental da sua equipe.

Estudos comprovam que pessoas mais resilientes mentalmente, acabam suportando melhor um tratamento clínico de risco. Em um tempo de pandemia, onde somos bombardeados por notícias ruins todos os dias, o segredo para enfrentar esse caos social é cuidar e ter hábitos que sejam relevantes para a nossa saúde mental. Isso pode ser decisivo para a uma recuperação física.

Em relação aos resultados da sua loja, busque usar estratégias de marketing de incentivo para criar um ambiente em que as pessoas gostem de estar. Assim, será mais fácil cuidar da saúde mental dos seus funcionários, bem como, aumentar o ramp up de vendas.

Saúde mental – perdê-la pode significar perder a eficiência no trabalho

Compra e vende. Vamos conseguir pagar as despesas? Custos sobem e demanda em queda, o que vou fazer? Contrato ou demito? Sigo em frente ou desisto? Essas questões estão presentes 24 horas por dia na vida de um empresário ou gestor. Por outro lado, essa pressão piora a qualidade de vida e o bem-estar de todos envolvidos.

O objetivo de uma empresa, relacionado a saúde mental, é proporcionar um ambiente de trabalho onde todos os seus colaboradores consigam desempenhar suas funções, cumprir suas tarefas diárias com qualidade e eficiência.

Sendo o “cabeça” do negócio ou setor, o empreendedor ou o líder também deve cuidar de sua saúde mental, porém, como fazer isso com tantas problemas a serem resolvidos?

Em primeiro lugar, para atravessar estes problemas é necessário respirar fundo e analisar a situação com calma. Em seguida, busque referências de empresários que enfrentaram situações difíceis e venceram, afinal, nada melhor do que ouvir histórias motivadoras!

Por fim, use a sua criatividade e pense em soluções inovadoras que farão a sua loja se destacar no seu ramo de atuação. Dessa forma, a sua postura refletirá na performance do seu time, mas para que isso ocorra, o colaborador deve estar com seu tempo equilibrado. Ou seja, trabalho, família e descanso pessoal. Permitindo assim o seu bem-estar e melhor produtividade.

Dicas para melhorar a saúde mental na sua empresa

Segue abaixo sugestões que vão servir de plano de ação para melhorar a saúde mental no trabalho.

1- Tenha um ambiente de trabalho saudável e harmonioso

Quando usamos o termo harmonia logo vem na mente uma orquestra sinfônica. Por isso, esse é um bom exemplo de local de trabalho que deve ser tranquilo para que todos possam executar as suas tarefas no tempo certo.

Contudo, ter um ambiente de trabalho harmonioso não quer dizer sem desafios a serem atravessados. Um ambiente harmonioso é um local onde a dignidade das pessoas não é ferida. Ou seja, apesar dos desafios, todos se sentem bem naquele ambiente, conversam, brincam. E, ao fazer isso, você contribui com a saúde mental das pessoas, inclusive a sua própria!

2- Formule e faça a comunicação do código de ética da sua empresa

Assegurar que as pessoas serão respeitadas sem distinção e que qualquer caso de assédio moral ou sexual será punido com rigor. Isso mostra a característica de uma empresa que respeita seus colaboradores.

E para pôr isso em prática, crie um manal de comunicação interna para que todos conheçam as regras de comunicação e possam agir de acordo com ele. Da mesma forma, estabeleça uma cultura de feedbacks onde todos possam expressar sua opinião livremente sobre a empresa, os processos e o seu dia a dia.

Assim, a sua loja terá funcionários com uma boa saúde mental, condições de crescer e alcançar resultados melhores através de uma comunicação assertiva.

3- Não estimule que o funcionário ultrapasse o seu horário de trabalho

O horário de descanso e para as refeições devem ser respeitados integralmente. Quando isso não acontece, a produtividade tende a cair e, consequentemente, o faturamento da sua loja também. Além disso, incentivar o seu funcionário a trabalhar além do horário, pode gerar prejuízos financeiros em uma possível ação trabalhista. Afinal, os horários de descanso e refeições não são meros benefícios dados pela empresa, são direitos do trabalhador e é dever do empregador garantir o seu cumprimento.

4– RH sendo suporte aos funcionários

Uma boa dica é ter um suporte dentro do RH de pessoas capacitadas para ouvir os colaboradores e apoiar na integração dele ao time. Então, busque ações junto ao RH para que trabalhem, tanto a saúde mental quanto a autoconfiança da sua equipe.

5– Cuide do bem-estar de seus funcionários

Conforme explicamos nos tópicos acima, estimular práticas saudáveis como alimentação e exercício físico são importantes para o bem-estar de seus colaboradores. Ou seja, mostre aos seus funcionários o quanto a saúde mental e física deles é importante para você. Isso é investir em um capital humano!

Algumas empresas disponibilizam ou oferecem aos seus funcionários o uso de academias de ginástica. Ou seja, como uma forma de ajudar não só na sua saúde física, mas também a sua saúde mental. Porém, nem todas as pessoas possuem tempo para utilizar esses espaços, então nesse caso, contrate educadores físicos para desenvolver atividades recreativas para os seus funcionários. Afinal, em momento tão difíceis para muitos, que melhor forma de cuidar da saúde mental do que trazer um sentimento de infância como brincar?

6- Dica bônus

Qual foi a última vez que você agradeceu os seus funcionários pelo trabalho que eles realizaram?

Ao olhar para o “copo meio vazio”, sempre haverá o que ser ajustado, porém, agradecer a sua equipe pelas pequenas conquistas, faz eles se sentirem pertencentes a sua loja.

Conheça a Casting

Agora que você entendeu melhor sobre a importância da saúde mental e quais as ações que você precisa tomar para cuidar bem dela, te convidamos a conhecer a Casting.

A Casting sempre está buscando soluções para que sua gestão seja muito mais eficaz e produtiva, com um método único no mercado, muitas lojas cresceram através dele! Temos como exemplo de clientes de sucesso, OBoticário, Óticas Carol, Alexandre Herchcovitch, Grupo Nomura (Adidas e Arezzo) e muitas outras.

Conheça as soluções que a Casting tem para o varejo, onde a sua loja crescerá independentemente do seu nicho de atuação ou local. Por exemplo, temos clientes em todo o Brasil e no exterior, onde alguns deles obtiveram um  crescimento de vendas de até 130%, apenas utilizando o nosso método.

Com essa agilidade e rapidez, seu time vai trabalhar muito mais preparado, e certamente suas vendas cresceram muito mais. Dê hoje mesmo um grande passo que vai ajudar a você e aos seus colaboradores a ter uma melhor gestão no tempo. O que vai trazer a todos, uma melhora significativa na qualidade de vida e no bem-estar.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.